Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 21 agosto, 2018

3 passos para não se atrasar e parar de viver na correria

Por Christian Barbosa*

Atrasar é a conseqüência natural de quem vive correndo, de um estado mental que entramos e que é refletido em diversas áreas das nossas vidas. O pior é que esse estado pode ser resultado de um modelo mental que desenvolvemos e que acaba nos direcionando para resultados cada vez mais negativos, de fracasso e perda. Talvez, se estivéssemos mais atentos aos nossos padrões e reações, esta percepção falsa que gera estragos reais não detonaria nossos padrões produtivos.

Tá, mas no que esta informação pode mudar sua vida?

Simples! Quem controla todas essas mudanças é você. Então, para mudar o padrão de atrasos você precisa de duas coisas: QUERER e APRENDER algumas técnicas para treinar um novo modelo mental.

Comece a ser mais pontual!

É um pequeno começo para não ser mais refém do acaso, mas que vai ajudar a fazer uma grande revolução. Se você marcar a reunião às 9 horas, programe-se para chegar às 8h45, talvez até antes. Se tem um evento externo às 15 horas, antecipe sua chegada para às 14h30 e assim por diante.

 Não sabe como criar esse padrão mental de atitude?

O primeiro passo para você não se atrasar ou se perder antes de um compromisso é definir suas prioridades. Para isso, é fundamental que tenha criado um planejamento da sua semana. Seu dia é composto de pequenas decisões, como o que vai comer no almoço, qual roupa vai usar, que horas vai acordar… Se tudo isso estiver planejado os momentos de descontrole diminuem, assim como o estresse, as decisões ruins que foram tomadas em momentos que faltou capacidade racional, porque sobrava pressa, tensão e inteligência emocional, de uma forma geral.

Agora que já entendeu porque precisa deixar de ser ‘o atrasadinho’, vamos começar por três atitudes que você vai passar a fazer ainda esta semana para não se atrasar, tudo bem?

1)Planeje a próxima semana no Domingo – E se você não faz ideia de como começar este passo fundamental, faça uma  lista com absolutamente tudo que tem para fazer até a próxima sexta-feira. Inicialmente, não precisa haver uma ordem, só tire isso da cabeça e coloque no papel. Depois disso, você fará a distribuição de tudo que escreveu entre os dias que seguem e terá uma percepção real da ‘correria’ ou ‘caminhada’ que está vivendo.

2) Pense na roupa que vai vestir na noite anterior – Seja você homem ou mulher, se gasta tempo colocando e tirando roupa de manhã perceba que está jogando parte da sua vida no lixo e que este tempo poderia te ajudar muito a ter mais credibilidade profissional, equilíbrio emocional, menos estresse e aproveitar muito mais os momentos de lazer.

3) Crie pastas com assuntos específicos – Você não faz ideia do tempo que gasta procurando aquilo que foi omisso na hora de guardar. Entenda que o tempo gasto com organização será tempo economizado procurando algo que perdeu. Então, separe seus documentos em pastas para criar processos práticos que facilitem seu dia a dia.

Depois dessas 3 mudanças de atitude para não se atrasar, quero que você me conte o que sentiu e quais pontos acredita que ainda podem ser melhorados, mas perceba que o simples fato de enxergar que existem pontos que precisam de transformações já comprova que você está mudando o padrão do atraso.

Então, desacelere aos poucos para a vida começar a andar ao invés de correr. Não é um conceito simples, mas é um conceito importante. Pense a respeito, mas pense DEVAGAR!

 

*Christian Barbosa – Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da TriadPS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros “A Tríade do Tempo”; “Você, Dona do Seu Tempo”; “Estou em Reunião”; co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”; e “Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Sua mais recente obra: “60 Estratégias práticas para ganhar mais tempo”.

www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *