Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quarta-feira, 9 agosto, 2017

5 passos para atrair clientes do mercado de comunicação visual através do Facebook

Por Andressa Fonseca*

Hoje começamos a nossa série “5 passos”. Ela estará focada em te ensinar passos simples para melhorar a sua interação com os seus clientes, nos mais diversos meios de comunicação.

Escolhi começar pelo Facebook, pois frequentemente recebo dúvidas de empresários, de como usar essa ferramenta social e gratuita, para atrair mais clientes. Confesso que transformar em 5 passos não será a tarefa mais fácil, pois o Facebook é muito mais que curtir, comentar e compartilhar. Mas vamos lá.

1 – Curtidas e curtidores não são a mesma coisa que clientes. Pare de perseguir um número alto de curtidas em sua página. Preocupe-se com a qualidade. Tenha em mente, que você precisa ter em sua fanpage, pessoas que interajam, que conheçam a sua marca, e que estejam ali porque realmente querem ter mais informações sobre sua você, seus produtos e/ou serviços. Preocupe- se com o conteúdo dos seus posts e não somente com a quantidade de posts por dia.

2 – Antes de postar, faça um planejamento de conteúdo. “Não queime cartuchos”, não desperdice sua audiência com conteúdo irrelevante. Já que é para postar, o faça com inteligência. Pense no seu público alvo, o que pode ser interessante para ele. Pense nele como uma pessoa. O que ele gosta de ler? O que ele gosta de fazer? O que ele precisa? Para daí então oferecer a solução! Mas cuidado. Facebook não é catálogo de vendas. Não exponha o serviço apenas com produto e preço. Gere valor a sua marca, use a criatividade. O público do facebook não gosta de ver “anúncios de jornal”, por isto ele já está navegando na internet. Use a linguagem dele.

3 – Cuidado com a foto. Ela deve comunicar mais que o próprio texto. Usuários gostam de interagir com fotos reais, que gerem empatia. Fuja dos bancos de imagens, mais uma vez sua criatividade deve ser colocada em prática. E lembre-se que foto deve ter o mínimo de texto possível.

4 – Vai postar um link para seu site? Use um encurtador de links, isso vai te ajudar a te posicionar melhor nas buscas, e analisar melhor o comportamento do seu cliente. E claro, se vai direcioná-lo para um site, lembre-se de colocar informações importantes lá, senão ele nunca mais volta. Nem para o site, e nem para o Facebook.

5 – Tem comentários em seu post? Interaja. Responda, este é o momento de estreitar o relacionamento e converter o usuário em cliente. Chame inbox se for necessário falar sobre valores e condições, mas sempre responda o seu comentário com agilidade e educação

Espero que estas cinco dicas possam te ajudar. Lembrando que o Facebook é apenas uma das ferramentas digitais que temos à mão para melhorara comunicação com os nossos clientes.

Sempre sugiro aos meus clientes, que façam um plano de comunicação completo, pois os meios de comunicação devem ser complementares uns aos outros e construir uma mensagem, não apenas comunicar as mesmas coisas.

Em outras palavras, não basta apenas veicular um anúncio em diversos canais: é preciso veicular um anúncio que estimule, por exemplo, o acesso à um outro canal para que o público continue a interagir com a campanha definida.

Você pode ter o melhor produto, o melhor serviço, a melhor marca, a melhor empresa. Mas do que adianta tudo isso, se ninguém ficar sabendo?

Se você tem interesse em saber mais sobre como um plano de comunicação pode te ajudar, entre em contato comigo, terei o maior prazer em indicar as ações para que sua empresa tenha destaque.

Envie um email para faleconosco@grandesformatos.com

E aguarde os próximos artigos “5 passos”

*Andressa Fonseca  é Jornalista, especialista em mídias sociais, com experiência em redação, produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como Jornalista Responsável na Revista Grandes Formatos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *