A Fedrigoni apresenta sua nova identidade global e a divisão de materiais autoadesivos passa a ser Fedrigoni Self-Adhesives. Os designers da Pentagram, são os responsáveis pelo rebranding do Grupo

  • Grandes Formatos
  • 1 de abril de 2021
  • Comentários desativados em A Fedrigoni apresenta sua nova identidade global e a divisão de materiais autoadesivos passa a ser Fedrigoni Self-Adhesives. Os designers da Pentagram, são os responsáveis pelo rebranding do Grupo

A empresa líder em papéis especiais e materiais autoadesivos lança uma nova identidade global para reforçar o posicionamento do Grupo, com uma imagem diferenciada para as numerosas marcas pelas quais produz e comercializa mais de 32.000 produtos em todo o mundo. A divisão de materiais autoadesivos apresenta, por sua vez, seu novo nome: Arconvert e Ritrama torna-se Fedrigoni Self-Adhesives. Harry Pearce, sócio da Pentagram, liderou a equipe de design e optou por reinterpretar a fonte Forma de Aldo Novarese para representar a nova imagem da Fedrigoni – como uma empresa sólida e inovadora, com profundas raízes italianas – e sua missão, Elevating Creativity. A presença digital do Grupo também foi renovada, dos sites às suas redes sociais.

Milão, 29 de março de 2021 – 4.000 funcionários, 36 centros de produção e distribuição, mais de 32.000 produtos, 15 marcas e duas áreas de negócio reunidas sob uma nova identidade de marca única reafirmada. Um passo importante para um Grupo global com uma ambiciosa trajetória de crescimento e uma posição cada vez mais decisiva no mundo do papel e dos materiais autoadesivos.

A Fedrigoni, líder na produção e comercialização de papéis especiais de alto valor agregado para artes gráficas, embalagens, publicações, e materiais autoadesivos, desde 1888, se renova e revela uma nova identidade global concebida pelo Pentagram. Um dos estúdios gráficos e de design mais conhecidos do mundo criou e desenvolveu a nova identidade em todas suas facetas, alinhando as diversas marcas que foram sendo incorporadas ao Grupo ao longo das sucessivas aquisições e com a criação de um novo nome e uma imagem homogênea para a divisão de materiais autoadesivos, que passou de uma pluralidade de marcas e empresas – Arconvert, Ritrama e IP Venus – para uma única marca de excelência, Fedrigoni Self-Adhesives, potencializando, assim, seu pertencimento ao Grupo e sinergia com ele. Um marco no plano de crescimento desta área de negócios, que se tornou uma das mais importantes empresas, em nível mundial, do segmento de rótulos e materiais autoadesivos de alta qualidade para setores como alimentação e bebidas, vinhos e bebidas espirituosas, beleza, cuidado pessoal e doméstico, farmacêutico, da indústria automotiva, da comunicação visual, luxo, têxtil, transporte e logística.

«Com este projeto de renovação da marca estamos lançando as bases para construir um grande grupo global, continuando a trajetória de crescimento que nos permitiu reduzir o impacto da Covid-19 no mercado e atingir todos os objetivos definidos em termos de aquisições, reforço do gerenciamento, inovação, desenvolvimento de produtos, alinhamento de processos, aceleração no âmbito da sustentabilidade e, agora também, uma nova identidade diferenciada em nível mundial», comenta Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni. Trata-se de um processo no qual a criatividade e o design desempenham um papel fundamental: a Fedrigoni sempre esteve ao lado de quem tem ideias inovadoras com o papel, os rótulos e os materiais autoadesivos, permitindo-lhes encontrar o suporte certo para dar forma a suas criações, desde as embalagens de luxo aos rótulos mais requintados, tanto na arte quanto na edição. Elevating Creativity é a nossa missão: a escada, símbolo da cidade de Verona, é também o ícone que representa nosso desejo, através dos nossos produtos, de apoiar todos os clientes para melhorar e dar impulso às suas marcas.

O brasão, caracterizado pela tradicional escada e a data da fundação da empresa, continua sendo um elemento fundamental da marca Fedrigoni, ainda escrita em letras maiúsculas, mas substituindo a fonte francesa Peignot pela tão italiana Forma, criada em 1968 pelo designer tipográfico Aldo Novarese e reinterpretada agora de forma moderna e personalizada. 

Também foi renovada a presença digital da empresa, começando pelos recém-publicados sites do Grupo (www.fedrigoni.com), dos investidores (http://investors.fedrigoni.com/) e da divisão de Autoadesivos (http://selfadhesives.fedrigoni.com), todos eles redesenhados de acordo com as novas diretrizes. Ao mesmo tempo, a estratégia social global do Grupo e das suas divisões de Papel e Autoadesivos foi harmonizada com novos perfis do Instagram, do LinkedIn e do Facebook, reformulados conforme a nova identidade.


Fedrigoni

Desde 1888, a Fedrigoni é sinônimo de excelência na produção de papéis especiais. O Grupo é uma das principais empresas europeias na produção e venda de diversos tipos de papel de alto valor agregado para embalagens e artes gráficas, bem como de materiais autoadesivos. Com mais de 4.000 funcionários na Itália e no exterior e 32.000 produtos, o Grupo vende e distribui em 132 países do mundo inteiro. A Fedrigoni inclui a Cordenons e a histórica marca Fabriano nas divisões de Papel e a Arconvert, a Ritrama (desde fevereiro de 2020) e a IP Venus (desde dezembro de 2020) na divisão de Autoadesivos, que alcançou, graças às recentes aquisições, a posição de terceira empresa mundial no setor dos materiais autoadesivos.
Para mais informações: www.fedrigoni.com
Para mais informações de imprensa – Stefania Vicentini – +39 335 5613180 – [email protected]

Comentários