Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: sexta-feira, 11 setembro, 2015

A importância de manter os investimentos em Marketing e Publicidade em tempos de crise

A importância de manter os investimentos em Marketing e Publicidade em tempos de crise

*por Pedro Gonçalves

Um ponto de reflexão interessante que pode servir como pano de fundo de várias discussões que percebemos nesse momento é exatamente conseguir ter a dimensão exata da crise e o impacto que é gerado nas organizações. Será que sabemos exatamente como a crise vai atingir, ou atingiu, a empresa e porque isso aconteceu? Quando a crise começa exatamente?

investimento-1024Isso tudo a que estou me referindo está diretamente a capacidade da empresa de descrever alguns cenários antes mesmo que eles aconteçam, ou melhor, entender que uma crise estava por vir , mesmo sem saber qual seria a intensidade dessa crise, mas entender que tínhamos indicativos que poderia acontecer.

Desta forma, o que quero deixar claro é que a maioria das empresas e seus gestores não tem o costume de planejar,  olhar para o futuro para não ser pego despreparado por uma crise ou até mesmo ser surpreendido por ela.

Pois é no momento de planejamento que se define quais serão as estratégias da empresa e o que será de fundamental e essencial importância e para atingir o resultado esperado, quais são os fatores críticos de sucesso.

E é aí que começamos uma discussão interessante, pois quem não se planejou tem como primeira iniciativa o corte, sem saber exatamente o que cortar. Mas mais do que o corte, é importante percebe que é hora de arrumar a casa pois sente na pele que a coisa está ficando cada vez mais difícil.

***

O Artigo completo está disponível na versão impressa da Revista GF+, assine!

 

* Pedro Gonçalves é Professor de Negociação Estratégica na EBS. Além de Especialista em Análise de Mercado e Entendimento do Consumidor. Experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas Comercial e de Marketing. Participação em projetos de recuperação e reestruturação de empresas, gestão Comercial e Marketing, treinamento e consultoria empresarial.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *