Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 20 outubro, 2015

A importância de um projeto luminotécnico

A importância de um projeto luminotécnico

Traço Final Arquitetura explica as vantagens da iluminação com lâmpadas de LED

Com um projeto luminotécnico adequado e planejado é possível economizar, e muito, no consumo de energia elétrica. No atual momento do país, cada vez mais as pessoas buscam meios para otimizar ao máximo a função de cada item dentro de uma casa. Desta forma, o planejamento e a busca por sistemas eficientes de iluminação tornam-se fundamentais para diminuir a conta de luz.

Foto: Nenad Radovanovic

Foto: Nenad Radovanovic

De acordo com as profissionais do Traço Final Arquitetura, um bom planejamento luminotécnico pode gerar uma economia de até 70% na conta de luz em um projeto. “As lâmpadas de LED podem ser utilizadas em qualquer ambiente, incluindo as fitas, que podem ser instaladas em áreas internas e externas. Seu uso está cada vez mais versátil”, afirma a engenheira civil, Elaine Baggio.

Outra vantagem é a questão da durabilidade e tempo de vida do material. O LED tende a durar oito vezes mais do que a opção fluorescente. “Apesar de durarem mais tempo, as lâmpadas novas não perdem a luz nesse período. Por esse e outros motivos, hoje em dia só indicamos projetos com LED”, comenta a arquiteta, Fernanda Bittencourt.

Para as profissionais, atualmente, o único empecilho para que as pessoas escolham o LED é o preço, que apresenta um custo maior se comparado aos outros tipos de lâmpadas. No entanto, as profissionais ressaltam que toda a troca por LED nem sempre é garantia, pois existem produtos de baixa qualidade no mercado. Por isso, é importante sempre utilizar produtos com selo A do INMETRO.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *