Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quarta-feira, 1 Abril, 2015

A ponte que faltava entre fornecedores gráficos e consumidores

Por meio de uma simples página na internet, startup carioca contribui com setor comercial de gráficas de todo o país ao aproximá-las de clientes.

A startup CotaPrinté um site que possui um cadastro de milhares de fornecedoresgráficos de todo o país, que pagam uma mensalidade para constar no banco dedados da empresa. Através da página, o cliente solicita, gratuitamente, oorçamento de um produto ou serviço qualquer. O pedido é enviado às gráficas que,então, podem entrar em contato via e-mail ou por telefone para apresentar o preçocom o qual trabalham.

A startup nasceu em 2014 e já consta com 500 empresas em seu banco de dados. O CEO da CotaPrint, Thiago Cid, concedeu uma entrevista para a Grandes Formatos, explicando as vantagens desse novo modelo de aproximação entre fornecedores e consumidores.

Thiago Cid 27 CEO do CotaPrint

GF: Como surgiu a ideia de criar a CotaPrint?

Thiago Cid:Eu, Thiago Cid, e o Henrique Magalhães, além de sócios no CotaPrint, somos sócios em uma agência de Marketing Digital (www.movementes.com). A ideia surgiu de uma necessidade real – entregar mais de um orçamento gráfico e brindes para nossos clientes fazendo apenas um pedido cotação. Mesmo sendo uma agência focada em digital, nossos clientes demandam muito trabalho gráfico e acabamos dando suporte.

Percebemos a dificuldade que era entrar em contato com mais de uma gráfica para conseguir receber 4 ou 5 orçamentos diferentes, isso quando encontrávamos a gráfica que fazia o serviço que precisávamos. Além de gráfica, conseguir orçamentos de brindes não era tarefa fácil! Ficávamos buscando no Google fornecedores que faziam o serviço, entrávamos no site, preenchíamos um formulário diferente para cada produto e por aí vai. Esse era o trabalho para conseguir um orçamento de uma gráfica. O trabalho se repetia para conseguir outros orçamentos.

Quando percebemos que essa não era uma dificuldade só nossa, decidimos construir um produto que fosse um facilitador e encurtasse o caminho entre gráficas e usuários. Então criamos o CotaPrint para que empresas, agências, produtoras e pessoas físicas otimizassem seu tempo de custo na hora de buscar orçamentos para seus materiais impressos.

GF: A CotaPrint está no mercado a quanto tempo? 

TC:Nascemos em Fevereiro de 2014 com a versão Beta, mas entramos de fato no mercado em Outubro do mesmo ano.

GF: Quais resultados vocês já alcançaram?

TC:De outubro pra cá, conquistamos uma base de mais 500 gráficas e produtores de brindes cadastrados, mais de 3.000 pedidos de orçamento de empresas e pessoas físicas. Estamos em quase todo o Brasil e crescendo em média 80% de um mês para o outro.

GF: Explica pra gente como funciona o sistema do site.

TC:O CotaPrint é bastante simples! Usuários de todo o Brasil acessam nosso site e escolhem qual produto precisam cotar. Após isso, nosso sistema identifica que produto é esse e abre um pequeno formulário específico para o produto, no qual abrem as opções como quantidade, tamanho, tipo de papel, acabamento etc. Ao final, ele coloca apenas seu nome, telefone, e-mail, cidade e estado – o usuário não precisa se cadastrar e é totalmente grátis.

Quando ele envia a cotação, nosso sistema valida o e-mail dele para ter certeza que ele existe e digitou o e-mail corretamente. Depois disso, nosso sistema identifica quais gráficas atendem a região do cliente e o produto que ele precisa e nós enviamos um e-mail para elas comunicando a nova cotação.

Daí pra frente, as gráficas entram em contato com o cliente e começam a negociar.

GF: A CotaPrint é a primeira empresa que faz essa ligação empresa/consumidor no Brasil?

TC:Não. Existem outras startups que fazem isso, mas em outros segmentos. Inclusive, algumas cresceram tanto que deixaram de ser startups e viraram grande empresas com atuação em vários países.

Nosso modelo de negócio é um fato, tanto que funciona muito bem para outros segmentos.

GF: Como você analisa o mercado atual e qual a importância de existir um veículo como a CotaPrint?

TC:O mercado muda diariamente, todos os dias nascem novos negócios! O consumidor atual não quer mais perder tempo, tudo ficou muito ágil e é isso que queremos levar para o segmento gráfico.

Não existe mais a separação entre on e off-line. Por exemplo: você está no chão da fábrica cuidando da produção do material dos seus clientes, isso seria totalmente off-line se não fosse pelo seu celular conectado 24h na internet, mandando notificações de tudo que está acontecendo, seus amigos e clientes entrando em contato via Whatsapp. Ou seja, você está online o tempo todo!

O CotaPrint veio para modernizar e acompanhar o comportamento do consumidor atual – ele não quer ter trabalho, não quer se mal atendido, não quer perder tempo!

Creditamos o resultado positivo do negócio nesse gap. Nosso foco está totalmente voltado para o mercado digital e de tecnologia. Temos uma equipe técnica extremamente qualificada e investidores que, além de impulsionar o nosso negócio financeiramente, são mentores estratégicos. Todos têm vasta experiência em gestão estratégica, negócios e finanças, pois são altos executivos de grandes empresas. Isso nos dá uma grande vantagem.

Além de gerar negócios qualificados para as gráficas e produtores de brindes, queremos ser parceiros estratégicos – isso significa que vamos ajudá-los com dados sobre o mercado, técnicas de atendimento e vendas e as mais variadas informações. Queremos, com isso, ajudar os gestores a enxergarem novas oportunidades de negócios.
Estamos com muito volume de informações sendo geradas a cada hora, pois estamos atuando nosmais variados mercados de impressão e como um novo negócio somos bombardeados de feedback e sugestões, tanto de fornecedores quanto de clientes finais.

Queremos que em um futuro próximo, nossos fornecedores não precisem mais investir em mídias online, pois iremos concentrar toda a demanda de cotações de forma fácil e otimizada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *