Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: segunda-feira, 16 maio, 2016

A Projeção do Futuro: como a tecnologia de Hollywood pode ajudar na Comunicação Visual

Misturando técnicas do cinema hollywoodiano, animação digital e realidade aumentada, algumas estratégias de comunicação tem revolucionado o mercado.

27103552668198

“O que a internet parece estar fazendo é diluir minha capacidade de concentração e contemplação, se estou online ou não, a minha mente agora espera receber a informação do jeito que a internet distribui em um córrego veloz de partículas. Antes, eu era um mergulhador em um mar de palavras. Agora, eu deslizo pela superfície como um jet ski.”

O trecho, extraído do livro The Shallows: What Internet Is Doing To Our Brains (“Superfícies: O Que a Internet Está Fazendo aos Nossos Cérebros, em tradução livre; ainda não disponível no Brasil), do jornalista Nicholas Carr, sugere o que muitas pesquisas já haviam apontado: a internet mudou a dinâmica das relações entre as pessoas e o mundo, transformando a percepção que o público tem do que está sendo oferecido a ele – isto, obviamente, inclui a comunicação visual. Fisgar e prender a atenção por longos períodos, em tempos de um estilo de vida dinâmico, veloz e multitarefa, tem sido uma missão cada vez mais próxima do impossível.

Não é a toa que o número de leitores no país caiu 9,1% em quatro anos, segundo levantamento da Fundação Pró- Livro e do Ibope Inteligência. De acordo com a mesma pesquisa, em contrapartida, 85% dos entrevistados afirmaram passar horas em frente a televisão. Nesse contexto, como, então, divulgar seu produto usando somente banners, flyers ou outdoors? Como prender a atenção dos ouvintes em uma palestra apostando apenas em slides? De que forma se comunicar? É aí que o encontro entre audiovisual e interatividade entra como uma solução em potencial. Misturando técnicas do cinema hollywoodiano, animação digital e realidade aumentada, algumas estratégias de comunicação tem revolucionado o mercado ao oferecer uma experiência visualmente impressionante ao espectador.

Em alguns casos, sistemas sensíveis ao toque transformam o público em agente ativo da exposição, levando o grau de interesse da plateia – ou do cliente – a um nível totalmente novo. Ficou curioso? Conheça algumas das opções para inovar na apresentação do seu produto, empresa ou evento:

PROJEÇÃO EM FACHADA

Haunted Mansion é um brinquedo da Disneylandia em Orlando, foi pioneiro em usar a tecnologia para interagir com um grande público. (Imagem Divulgação Walt Disney World Resorts)

Haunted Mansion é um brinquedo da Disneylandia em Orlando, foi pioneiro em usar a tecnologia para interagir com um grande público. (Imagem Divulgação Walt Disney World Resorts)

A técnica não é nova – foi popularizada na Haunted Mansion, a Casa Mal Assombrada do parque Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, inaugurada em 1971. Na atração, animações de homens e mulheres que perdem as próprias cabeças são projetadas nas paredes internas da mansão, encantando os visitantes.

O famoso Castelo da Cinderela do Magic Kingdom usa essa tecnologia no show Wishes e mostra a evolução da tecnologia no parque. (Imagem: Blaine Harrington)

O famoso Castelo da Cinderela do Magic Kingdom usa essa tecnologia no show Wishes e mostra a evolução da tecnologia no parque. (Imagem: Blaine Harrington)

Hoje, a estratégia é utilizada em eventos e ações publicitárias para impactar grandes públicos. Uma animação gráfica exclusiva é criada para ser projetada em grandes fachadas – edifícios, muros ou carros, por exemplo. O truque de mágica está no trabalho dos designers, que adequam a imagem projetada a superfície, seja ela lisa ou não. O resultado é uma imagem espetacular e sem imperfeições.

HOLOGRAFIA

George Lucas foi um grande usuário da tecnologia nos sets de filmagem de Star Wars.

George Lucas foi um grande usuário da tecnologia nos sets de filmagem de Star Wars.

Sempre uma atração incrível, é uma projeção tridimensional animada de forma realista e complexa, proporcionando uma experiência de ilusão de ótica para quem assiste. Uma das maiores novidades do mercado é a apresentadora virtual. Como o nome sugere, durante exposições, showrooms, palestras ou apresentações artísticas, um apresentador totalmente animado, com a ajuda de um projetor, faz as vezes de anfitrião. Um sucesso de público e exemplo de originalidade. Outro produto top de linha é o totem holográfico, novidade no Brasil e sucesso no exterior. Em uma plataforma, são projetadas animações tridimensionais. O diferencial está na interatividade: quem se aproxima pode, com os movimentos das mãos, interagir com as projeções. Uma excelente opção para quem precisa montar estandes demonstrativos para seus produtos. Ah, e, se serve como incentivo, quem nunca abriu mão do recurso foi o diretor George Lucas, durante as filmagens de Star Wars.

TAPETE INTERATIVO

Para quem simpatiza com a ideia da interatividade, o tapete interativo é uma opção divertida para festas e confraternizações. Com a ajuda de recursos gráficos, qualquer piso pode ser personalizado e se transformar em uma experiência sensorial lúdica, mudando de cor e fundo ou emitindo sons, por exemplo, conforme os convidados ou clientes tocam nele. Uma escolha popular é a simulação de água, com direito ao barulho típico de água corrente e a interação com peixes projetados no chão.

MEGA PROJEÇÃO

A boa e velha apresentação de slides fi cou no passado. Para palestras em centros de exposição, plenárias, empresas, escolas ou universidades, nada melhor do que chamar a atenção com uma mega projeção – literalmente. A tecnologia utiliza projeções gráfi cas de ponta em telas que podem passar de 100 metros, garantindo um efeito de cinema a qualquer evento. É possível optar pelo backdrop, com telas menores espalhadas pelo auditório totalmente sensíveis ao toque, cujas transmissões mudam conforme a plateia interage com elas.

SERVIÇO

Para quem procura uma referência nessas e em muitas outras modalidades de projeção, a Pixel Soluções Audiovisuais (pixelsav.com) é uma excelente opção, com clientes de peso em seu portfólio. A empresa tem sua sede na rua Marechal Deodoro, 51 – 1209B, em Curitiba e atende pelo número (41) 3079-3742.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *