Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: segunda-feira, 18 julho, 2016

Agfa Graphics se destaca com novas tecnologias na drupa 2016

A Agfa Graphics apresentou sua diversidade de soluções durante a drupa 2016, que ocorreu em Düsseldorf, Alemanha. A empresa destacou novidades para diversos segmentos e mostrou que segue fortemente concentrada nos novos avanços da impressão offset.

AGFA na Drupa 2016 (Imagem Press Communications)

AGFA na Drupa 2016 (Imagem Press Communications)

Stefaan Vanhooren, presidente da Agfa Graphics comentou: “As impressões e a tecnologia de impressão offset continuam desempenhando um papel fundamental, apesar das diversas novas alternativas. As soluções de chapas sem substâncias químicas já proporcionaram uma pré-impressão extremamente conveniente e mais ecológica. Agora, a Agfa Graphics leva mais adiante as soluções convencionais de chapas ao incluir na equação o impacto total das operações e a conveniência. Esta abordagem ECO3 — que significa Ecológicas, Econômicas e Extremamente convenientes — cria várias oportunidades de negócios”.

A Avalon N8-90 fez sua estreia na drupa 2016 como o mais rápido CtP térmico existente para chapas B1 (70 pph). Conectado à nova processadora inteligente Arkana e carregado com chapas Energy Elite Eco, o sistema oferece uma vida útil do banho de 15.000 m², elimina a necessidade de enxague e consome até 30 ml de produtos químicos por conjunto de quatro chapas B1.

A Agfa Graphics anunciou a Azura TU VLF (chapas sem substâncias químicas para aplicações offset com formato muito grande) e demonstrou as chapas (DOP) para impressão direta; Azura TE. Ambas são caracterizadas por um contraste de imagem extremamente alto, bem como por estabilidade à luz do dia e rolamento acelerado.

Melhorias recentes em aplicações livres de substâncias químicas para o setor de jornais, incluem a unidade de limpeza Attiro VHS com as chapas de impressão N95-VCF (violeta livre de substâncias químicas) e a série CtP Advantage N Essentials, que leva de volta à sua essência a tecnologia de impressão “computador para chapa” para gráficas de jornais. A Advantage N Essentials vem nas versões manual, semi-manual e carregada pelo carrinho.

A Agfa Graphics anunciou a Advantage N-PL, com capacidade de registrar até 3.100 chapas continuamente. Com velocidade de até 400 chapas por hora, a novidade leva a produtividade e a automação da impressão digital de chapas (CtP) a um novo patamar.

Soluções de grande formato

Todas as soluções de grande formato Jeti e Anapurna exibidas no estande, controladas pelo fluxo de trabalho Asanti, mostraram os avanços mais recentes: a alta produtividade da Jeti Tauro, em uma configuração de automação ¾, incluindo o novo alimentador automático de chapas e uma unidade de descarregamento, e a versátil Jeti Mira, com a exclusiva opção rolo a rolo acoplável. Durante a drupa, a Jeti Mira recebeu o prêmio EDP na categoria “Melhor impressora flatbed/híbrida de grande formato de até 250 m²/h”.

A Agfa Graphics acrescentou à sua família de impressoras Anapurna i a mais moderna tecnologia de secagem por LED ultravioleta, refrigerada a ar, como alternativa à secagem por lâmpadas de mercúrio, usada atualmente. A LED ultravioleta possibilita que as impressoras imprimam em uma variedade maior de materiais, forte economia de energia, aumento no tempo de funcionamento do sistema e redução nas despesas operacionais.

Além de aumentar a gama de materiais, a tecnologia de secagem por LED ultravioleta oferece benefícios operacionais e ambientais. Ao contrário das lâmpadas de mercúrio, a vida útil da LED acompanha a vida útil econômica de uma impressora, que, geralmente, é de cinco anos. Em exibição durante a drupa 2016 estava o sistema Anapurna H2500i LED, a impressora híbrida de 2,5 m. A nova mesa de corte Acorta 3120 HD, destinada a trabalhar com materiais bastante espessos ou densos, completou a configuração de grande formato na drupa.

Stefaan Vanhooren continuou: “Como um dos líderes de mercado, com uma presença verdadeiramente global nos mercados de impressão, temos como foco tanto o setor de impressão offset quanto o setor de impressão de grande formato, além de abrirmos as portas para novos mercados e aplicações de impressão que precisem de soluções inovadoras”.

Impressões industriais

A tecnologia de tintas ultravioleta interessa aos integradores do setor que visam utilizar as tecnologias de impressão nos setores não relacionados diretamente à impressões. A Agfa Graphics fornece acesso às tecnologias e ao conhecimento de fluídos, incluindo tintas, primers, branco e verniz, além de software. Várias oportunidades se apresentam nas áreas de pisos, decoração ou engarrafamento, bem como no setor automotivo, ou quando se trata de impressão em vidro ou metal.

Soluções de software na nuvem

Em destaque na drupa estava a variedade de soluções de software da Agfa, com novas versões dos fluxos de trabalho Apogee, Asanti e Arkitex. Entre eles, o web-to-print StoreFront e implementações na nuvem de última geração.

O Apogee Cloud incorpora todos os 10 módulos de fluxo de trabalho Apogee, mesmo contando com a infraestrutura em nuvem, o conhecimento e a segurança oferecidos pela Agfa são um enorme diferencial. Isso significa que os usuários do Apogee executam o fluxo de trabalho externamente, na mesma nuvem privativa e segura que a Agfa usa para o software de fluxo de trabalho Arkitex para jornais.

A Agfa Graphics anunciou o PrintSphere, que oferece uma solução na nuvem ao intercâmbio de dados online. O PrintSphere proporciona uma forma padronizada de enviar e receber arquivos, incluindo backups protegidos de bancos de dados de produção – tudo isso perfeitamente integrado aos softwares de fluxo de trabalho Apogee, Arkitex e Asanti.

Com seu software de editoração de conteúdo para dispositivos móveis Eversify, a Agfa Graphics também atende aos editores de revistas e jornais, permitindo que eles diversifiquem o conteúdo para uma ampla gama de dispositivos (smartphones, tablets) a qualquer momento do dia. O Eversify é uma solução SaaS que pode ser integrada a qualquer sistema de layout editorial, de gestão de conteúdo ou com base no InDesign.

Touchpoint Packaging

Uma das tendências mais comentadas no setor de impressão gráfica é o crescimento do setor de embalagens e etiquetas. Na apresentação especial Touchpoint Packaging, com foco no futuro, a Agfa Graphics apresentou novas tecnologias e software de tintas para a criação de embalagens inteligentes, incluindo o design, a autenticação e a customização ou personalização.

Com o Arziro Design, para a criação de artes à prova de falsificação, e o Arziro Authenticate, que oferece uma solução híbrida de autenticação com controle e rastreamento, a Agfa Graphics proporciona aos designers e donos de marcas novas ferramentas para a proteção de suas marcas e produtos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *