Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: sexta-feira, 9 junho, 2017

Envelopamento automotivo X Plotagem

Por: Matheus Lima

É cada vez mais comum observar em nossas ruas personalizações de automóveis com materiais adesivos, sejam elas estéticas, para frotas comerciais, food trucks ou até mesmo identificação de veículos de emergência. Você sabia que existem películas adesivas transparentes desenvolvidas apenas para proteção da pintura original de carros? Com essa demanda crescente, é comum ouvir por aí termos como plotagem, envelopamento automotivo, adesivagem, entre outros. Mas afinal, todos são a mesma coisa?

Envelopamento automotivo de um Crysler com Oracal 970

Ao contrário do que já é bastante usado no vocabulário de mercado, a plotagem não deve ser confundida com o serviço de aplicação de adesivos em veículos. O termo plotagem é um estrangeirismo originado da língua inglesa, do verbo “to plot”, em tradução livre como “traçar”, sendo difundido inicialmente no Brasil principalmente pelas áreas de arquitetura e engenharia, se referindo aos traços utilizados para desenhar plantas arquitetônicas. Apesar de alguns materiais adesivos utilizados em veículos também servirem para plotagens, isso não significa que sejam o mesmo tipo de serviço.

Outro equívoco comum é relacionar plotagem diretamente com impressão digital. Embora esta possa originar aquela, nem tudo que é impresso digitalmente é uma plotagem. Confuso? Pois bem, basicamente a plotagem busca mostrar desenhos técnicos através de traços simples, comumente com uma ou algumas poucas cores, enquanto a impressão digital permite atingir desenhos mais completos, podendo reproduzir uma infinidade de cores em alta resolução.

Impressão digital em uma Mimaki JV150

Para saber mais sobre impressão digital, leia o artigo Impressão Digital – 8 coisas que você precisa saber.

Plotagem ≠ Envelopamento Automotivo ≠ Impressão Digital

Assim podemos concluir que plotagem não é o mesmo que impressão digital, que por sua vez é diferente de envelopamento automotivo. Este termo teve sua origem da tradução literal do inglês “car wrapping”, bastante utilizado no mercado externo, mesmo em países de outras línguas que não o inglês. Utiliza-se esta nomenclatura quando um veículo é recoberto parcialmente ou em sua totalidade por um filme adesivo, podendo ter a cobertura em cores únicas ou ainda com filmes adesivos impressos digitalmente.

Quer se manter atualizado com o que há de novidades e lançamentos no mercado de impressão digital e envelopamento automotivo? Inscreva-se em nossa newsletter e nos siga nas redes sociais!

Blog: https://www.plotertec.com.br/blog/

Site: https://www.plotertec.com.br/

comercial@plotertec.com.br

atendimento@plotertec.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *