Esko aumenta a produção da mesa de corte em até 80%

A pressão atual sobre os departamentos de acabamento digital nas gráficas os força a reduzir o tempo de espera, administrar ciclos curtos de produção de forma inteligente, eliminar o desperdício de materiais, além de otimizar a produção do equipamento e o desempenho do operador. As operações típicas de acabamento sofrem com o fato de seus equipamentos não aproveitarem o máximo de sua capacidade: o processo é composto por muitas etapas manuais; configurar as mesas de corte toma muito tempo; e priorizar os trabalhos com manuseio otimizado do material nem sempre é possível.

Revista GF+ ESKO mesa de corte

 

Com uma série de novos lançamentos na drupa, a Esko dá ferramentas às empresas para que elas possam tirar o máximo proveito de seu equipamento, de seus fluxos de trabalho e de seu staff. Reunindo todo o processo de acabamento digital em um único fluxo otimizado, a Esko ajuda as empresas a preparar orçamentos com dados confiáveis, planejar a produção usando painéis intuitivos e poderosos, executar alterações rápidas no trabalho na mesa de corte, reduzir o tempo ocioso do operador, estimular o rendimento com automação, manter as mesas Kongsberg em produção contínua.

Em resumo, com a ajuda da Esko, as empresas poderão estimular sua produtividade e proteger suas margens, ao mesmo tempo entregando resultados de qualidade que trarão os clientes de volta para novos trabalhos.

Na drupa, as inovações da Esko incluem:

Carga e descarga robótica nasmesas de corte para produção ininterrupta de acabamento

Soluções para o alimentador de placa propiciando o carregamento automático dos materiais da placa

Operação multizonas para manter as mesas de acabamento funcionando ininterruptamente

Gerenciador de dispositivos em software para manter o controle durante todo o fluxo de trabalho de acabamento

“Com essa combinação de inovações impressionantes, a Esko alinha o desempenho das operações de acabamento digital com a rápida evolução das prensas digitais, eliminando efetivamente um obstáculo importante. Os visitantes da drupa terão a oportunidade de ver de perto como proporcionamos automação em muitos níveis, com um volume extraordinário de flexibilidade. A gama expressiva de diferentes configurações de automação em vários pontos de preço atenderá quaisquer necessidades dos nossos clientes”, diz Tom Naess, Gerente de Produtos de Acabamento Digital da Esko.

 

Robótica transforma a mesa de acabamento Kongsberg em um guindaste da produção

Na drupa, a Esko vai apresentar um sistema de produção robótico industrial automático. Essa configuração vai demonstrar o quão inteligente será o funcionamento do processamento e o manuseio de materiais em perfeita harmonia com a mesa de corte Kongsberg. A solução é robustecida por um dos mais ágeis robôs industriais disponíveis no mercado, demonstrando alta velocidade, grande potência e versatilidade.

Revista GF+ ESKO mesa de corte 2

O sistema de produção demonstrado na drupa opera a nova Esko Kongsberg C24, equipada com capacidade multizonas. Com uma configuração assim, a produção da mesa de corte fica até 80% maior.

O robô vai carregar e descarregar as zonas da mesa com grande velocidade e precisão. A tecnologia de câmera inteligente garante 100% de precisão e capacidade de repetição, assegurando a colocação precisa das placas na mesa.

Com um alcance de 2,8 metros, o robô consegue manusear substratos de múltiplos paletes, além da possibilidade de ser configurado para trabalhar com duas mesas de corte Kongsberg simultaneamente. A tecnologia de scanner a laser infravermelho protege o operador e reduz a necessidade de barreiras de segurança físicas.

Operações multizona para utilização contínua da mesa

Para eliminar o tempo ocioso da máquina e do operador e revelar o potencial real de produção das mesas Kongsberg, elas podem ser programadas para funcionar com múltiplas zonas. Essas zonas podem ser carregadas independentemente com material. Enquanto o material em uma zona da mesa está sendo processado, o operador (ou robô) carrega e prepara a outra zona para o acabamento. O tempo ocioso do operador é drasticamente reduzido e a mesa de corte funciona quase sem parar.

Estarão disponíveis também recursos altamente valiosos como a capacidade multizonas, por exemplo, a retromontagem de qualquer mesa Kongsberg – X, C, XP e XN. “Após 50 anos fabricando equipamentos de acabamento digital, a Esko novamente comprova sua reputação de entregar as mais confiáveis mesas de acabamento digital. Continuamos a assegurar que os investimentos do cliente se mantenham protegidos e rentáveis por muitos anos”, comenta Tom Naess.

Novos alimentadores de painel automáticos aumentam a produtividade da mesa Kongsberg

Na drupa, a Esko ainda está lançando uma família de alimentadores de folhas de alta capacidade. Três modelos distintos combinam todas as diferentes séries Kongsberg C e X da Esko. A nova gama iBF de alimentadores foi projetada para manusear a mais extensa variedade de substratos de painel rígido, hoje e sempre.

A alimentadora iBF movimenta paletes de materiais com várias pilhas em altas velocidades, permite o acesso por empilhadeira e é uma ferramenta indispensável para todas as aplicações que requeiram comprimentos de execução de médio a alto de materiais rígidos. A alimentadora oferece grande flexibilidade, podendo também ser usada em conjunto com uma alimentadora de rolos para materiais flexíveis sem ter que trocar o alimentador de placa.

Gerenciador de dispositivos Esko para controle total da produção

O planejamento preciso da produção e a priorização na operação de acabamento digital torna-se mais fácil de executar com o Gerenciador de dispositivos da Esko, propiciando controle absoluto na produção do acabamento. São claramente visualizados na tela o andamento do trabalho, o status e as filas de todos os dispositivos conectados. O software determina o agrupamento ótimo das folhas para aumentar a capacidade de produção. Os operadores usam uma interface arraste-e-solte intuitiva para priorizar as filas da mesa, inserir trabalhos urgentes e equilibrar as cargas de trabalho entre as mesas. O Gerenciador de dispositivos também pode ser conectado à mais abrangente solução de fluxo de trabalho da Esko: Automation Engine.

Acrescente a tudo isso: aumente a produção e a produtividade

Tom Naess conclui: “Veja essa gama de novos lançamentos e acrescente a isso as inovações de acabamento digital anunciadas antes da Esko:

· Duas novas famílias de mesas – Kongsberg X e Kongsberg C – cada série vem em uma série de tamanhos e configurações de mesas:

· Ajuste automático de ferramentas para mudança rápida de trabalho;

· Banco de dados integrado de materiais de acabamento: acrescenta expertise ao software operacional.

A Esko reúne agora toda a operação de acabamento e estimula de fato a produção e a produtividade. Oferecemos aos clientes melhor controle sobre as operações de acabamento digital e liberamos a capacidade das mesas de corte, enquanto tiramos tarefas críticas dos operadores – tornando-os mais eficientes e menos sujeitos a erros. O software de corte digital da Esko, integrado às mesas Kongsberg e aos vários recursos de automação, leva o acabamento digital a verdadeiros níveis industriais”.