Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 28 agosto, 2018

Estratégia para crescer em tempos de internet

Com o crescimento do mercado online empresas precisam traçar estratégias para alcançar os consumidores em todos os meios.

O consumo feito por meio da internet tem aumentado cada vez mais. De acordo com pesquisa da PwC 65% dos entrevistados fazem compras online pelo menos uma vez por mês, isso significa que praticamente 7 em cada 10 pessoas compram regularmente pela internet.  Expandir o seu negócio para o meio online talvez seja uma boa saída para acompanhar este crescimento e aumentar as vendas. Mas, como toda mudança exige investimento é necessário fazer um planejamento.

No nosso segmento a quantidade de lojas online ainda é pequeno, isso porque os nossos serviços e produtos exigem maior contato com o cliente para discutir materiais, layouts, acabamentos, além de oferecer produtos personalizados.

Maicol de Souza é diretor comercial da Vivasing, para ele a maioria das empresas de comunicação visual tem o seu lucro em cima da impressão, o que não acontece em outras empresas que precisam de mão de obra, essas acabam tendo maiores despesas e quando não cobram corretamente pelos seus serviços podem comprometer a saúde financeira da empresa. Considerando este panorama e em busca de soluções Maicol escreveu para a Revista Grandes Formatos contando quais são as opções para os profissionais do nosso mercado não ficarem para trás.  Confira:

Birôs de impressão que só imprimem materiais e entregam conseguem melhores preços de venda. Sem setor de criação essas empresas diminuem o seu mercado, pois somente prestam serviços, terceirizando produção para outras empresas do ramo. Nesses casos a internet deve agregar soluções de interatividade para aproximar o cliente e tornar mais ágil seu processo. Temos os exemplos de algumas gráficas on-line que cresceram muito nos últimos tempos e inclusive já estão atacando parte do mercado de comunicação visual com produção de banners e adesivos.

Outra solução é explorar a produção em série, produtos prontos são mais facilmente comercializados na web, um exemplo são os adesivos de decoração. Mais que um simples produto, essas empresas apresentam soluções modernas e criativas, simulados em ambientes que encantam o internauta criando uma necessidade e um desejo de compra.

Nessa mesma linha temos mercados como adesivos promocionais para vitrine, ou placas de sinalização para prédios que acredito ainda ser um campo pouco explorado. Mesmo com o mercado on-line em ascensão, a abordagem comercial no caso da comunicação visual é bem diferente do que estamos habituados a fazer, atualmente atende-se clientes e cria-se soluções para seus problemas. No comercio on-line deve-se adiantar esse processo, adiantar a necessidade do mercado para oferecer uma solução pronta.

Tanto nos casos dos birôs de impressão, quantos nas empresas que vendem produtos fabricados em série têm exemplos claros de “foco”, empresas que deixam de fazer tudo, compreendem sua realidade, investem e se especializam em determinado segmento.

A maioria das empresas do nosso setor ainda “atira pra todo lado”, abraçando todo o tipo de serviço possível com o intuito de honrar suas responsabilidades. Já estive do outro lado e sei bem que os problemas e o volume de contas diárias muitas vezes não deixam o empresário pensar estrategicamente, mas acredito que mais do que nunca é hora de repensar, se tudo continuar como está como você vai estar no final do ano que vem?Como você gostaria de estar? O que é preciso para alcançar seu objetivo?

1º passo: Compreender seus números, suas virtudes e suas fraquezas.

2º passo: Estar atento as mudanças, definir um objetivo e o que é preciso para alcançá-lo.

Isso é estratégia. Assim todos os dias você estará dando um passo a mais na direção de onde quer chegar, isso se chama foco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *