Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: sexta-feira, 29 setembro, 2017

Exclusiva High Laydown Technology (Tecnologia de alta deposição) da Xaar Incorpora mais valor aos rótulos

Cambridge, 26 de setembro de 2017. A Xaar (www.xaar.com), líder mundial em tecnologias de jato de tinta industriais, tem o prazer de anunciar sua nova High Laydown Technology (HLT), agora disponível para a impressão de uma série de efeitos texturizados em rótulos, caixas dobráveis e produtos. Esses efeitos texturizados com relevo (também chamados de efeitos táteis ou dimensionais) podem ser usados para melhorar significativamente a atratividade dos produtos nas prateleiras, dando-lhes maior destaque quando expostos.

Além disso, de forma a salientar cada vez mais a contínua inovação da empresa, a Xaar está anunciando a extensão de sua família de cabeças de impressão de alto desempenho Xaar 2001+, que passará a incluir aplicações de UV, como na impressão de rótulos e caixas.

A High Laydown Technology (Tecnologia de Alta Deposição) incorpora valor

A mais recente tecnologia da Xaar, chamada de High Laydown (HL), é uma técnica exclusiva adicionada à valiosa série de técnicas de deposição da Xaar, desenvolvida para aumentar o crescente portfólio de propriedades intelectuais da Xaar. Quando incorporada às cabeças de impressão Xaar 1003 e Xaar 2001+, pode ser usada para imprimir níveis muito altos de verniz transparente em UV, mesmo em alta velocidade. A Xaar 1003 GS12U consegue imprimir uma camada com espessura de 80 mícrons a uma velocidade de linha de 25 m/min, ou uma camada de 50 mícrons a 50 m/min em uma única passagem, o que permite incorporar a textura ao processo de impressão.

A textura dá um efeito de relevo, que transforma os rótulos e caixas dobráveis comuns em embalagens com alto valor, para produtos diferenciados. Um estudo recente da InfoTrends (CMYK: The Use of Special Effects in Digital Printing – O uso de efeitos especiais na impressão digital) constatou que os clientes do mercado de impressão estão dispostos a pagar até 89% mais pelos efeitos texturizados, em comparação com o processo padrão, composto apenas pela técnica CMYK.

Além de incorporar a textura ao processo de impressão, a HL Technology da Xaar pode ser usada para produzir efeitos de laminado em relevo, causando um impacto ainda maior. Também é possível criar efeitos contendo informações táteis, como os triângulos de aviso exigidos nos produtos perigosos e informações em Braille, sem a necessidade de um novo estágio ou processo de impressão.

A HL Technology da Xaar supera as soluções alternativas

De forma geral, a tecnologia digital oferece uma alternativa atraente às técnicas de tela rotativa, normalmente usadas para imprimir rótulos texturizados. A impressão digital elimina a necessidade de se fazer telas rotativas personalizadas, o que pode ser um processo demorado e caro, e muitas vezes precisa ser terceirizado a de fornecedores especializados. A eliminação dessa necessidade faz com que a incorporação da textura esteja ao alcance das pequenas e médias empresas produtoras de rótulos, utilizando a HL Technology da Xaar; anteriormente, as técnicas de tela rotativa seriam muito caras para oferecer este recurso.

Da mesma forma, enquanto outras alternativas digitais normalmente requerem várias barras de impressão para formar camadas suficientemente espessas, ou máquinas que operem a baixas velocidades, os efeitos texturizados podem ser criados facilmente com uma única barra de impressão, operando a uma velocidade de produção razoável, com a HL Technology da Xaar.

Xaar 2001+ para aplicações de UV

A exclusiva família Xaar 2001+, anunciada em 2016 para aplicações de cerâmica, foi ampliada, passando a incluir aplicações de impressão em UV. Esta cabeça de impressão de alto desempenho otimiza a produção, oferecendo excelente qualidade de impressão com linhas em alta velocidade.

Uma prensa digital equipada com as cabeças de impressão Xaar 2001+ UV agora torna possível imprimir à resolução de 720 dpi para se obter um texto nítido com bordas de alta definição. Com a Xaar 2001+ GS6U, é possível imprimir a 720 x 720 dpi em velocidades de linha de até 60 m/min (binário de 6 pL), ou 720 x 720 dpi à velocidade de linha de até 25 m/min (4 tonalidades de cinza: 6, 12, 18 pL).

A Xaar 2001+ incorpora várias tecnologias exclusivas da Xaar para garantir a impressão contínua e confiável em uma única passagem, maximizando a produção, minimizando as interrupções e reduzindo a necessidade de intervenção do operador. Este desenvolvimento, associado à HL Technology da Xaar, faz com que a Xaar 2001+ GS12U atinja níveis de deposição sem precedentes, para produzir efeitos dimensionais.

“A HL Technology incorpora uma nova capacidade a esta família de produtos de grande sucesso”, comenta Gerard Winn, Gerente Sênior de Produtos da Xaar. “Com um mínimo esforço, os OEMs podem fazer o upgrade de suas prensas existentes para incorporar a última tecnologia, e produzir rótulos e caixas dobráveis texturizadas muito mais acessíveis e econômicas para as gráficas e, consequentemente, para seus clientes também.”

Sobre a Xaar

A Xaar é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de jato de tinta e na fabricação de cabeças de impressão industriais piezoelétricas do tipo drop-on-demand. A empresa também desenvolve e vende sistemas de tinta, componentes eletrônicos e serviços de otimização de fluidos para acelerar o desenvolvimento e a adoção do sistema de jato de tinta. As cabeças de impressão Xaar incorporam uma tecnologia patenteada que oferece um incomparável desempenho na decoração, criação de padrões, depósito de revestimentos funcionais ou adição de estrutura em uma variedade de produtos industriais e de consumo. Hoje em dia, os principais fabricantes de todo o mundo, em setores que variam desde o de cerâmicos, imagens em grande formato e rótulos até embalagens direct-to-shape e laminados decorativos, escolhem as cabeças de impressão da Xaar por serem extremamente precisas, excepcionalmente versáteis, incrivelmente confiáveis e projetadas para produções de alto volume. Outras informações sobre a Xaar encontram-se disponíveis em www.xaar.com

Contatos

Xaar: Charlotte Baile Tel.: +44 1223 802151 E-mail: charlotte.baile@xaar.com

Americas: Press+: Irvin Press Tel.: +1 508-384-0608 E-mail: irv@press-plus.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *