Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 13 dezembro, 2016

FESPA Brasil Fórum 2016 cumpre missão de compartilhar informação com o mercado de impressão digital

O FESPA Brasil Fórum 2016 concluiu suas atividades com êxito, reunindo empresários do segmento de impressão em Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro para tratar de assuntos relevantes e atuais do mercado, em um momento de troca de conhecimento entre os especialistas e os profissionais da indústria.

Criado no ano passado pela FESPA e APS Feiras, o FESPA Brasil Fórum novamente alcançou o sucesso esperado em participação dos empresários brasileiros. A iniciativa ocorre honrando o lema “Profit for Purpose” – “Lucro por um Propósito” da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade aos profissionais.

Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um material focado ao empresário do setor. A iniciativa fez tanto sucesso que já vem sendo reproduzida pela FESPA pelo mundo, como na África.

 *Conhecimento em impressão digital*

Em 2016, o FESPA Brasil Fórum passou por três importantes capitais:  Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade de não só levar o conhecimento mas também receber informações valiosas de características específicas de cada região para desta forma aprimorar constantemente o planejamento da FESPA Brasil. Em todas as cidades houve uma alta taxa de comparecimento do público, com os locais das palestras sempre lotados.

As palestras abordaram temas extremamente ligados ao que o mercado enfrenta atualmente. O diretor da FESPA no Brasil, Alexandre Keese, tratou do tema “Soluções integradas são tendência no mercado de impressão”.

O especialista iniciou sua apresentação abordando o portfólio de iniciativas da APS, como a ExpoPrint Latin America, maior evento de  impressão das Américas; a ConverExpo, nova feira voltada aos setores de embalagens, rótulos e corrugados; o Photoshop Conference, maior evento de Photoshop da América Latina; e a próxima feira a ser realizada em 2017, ExpoPrint Digital / FESPA Brasil, entre os dias 15 e 18 de março.

Alexandre apresentou uma pesquisa promovida pela FESPA ressaltando que há no mercado global de impressão um otimismo dos empresários, assim como também no Brasil. Características do mercado atual foram abordadas, como o aumento por produtos mais customizados, que sejam entregues com maior rapidez em tiragens a cada dia mais baixas e com designs criativos e revolucionários. O mercado desta forma demanda por um trabalho integrado – e não excludente – entre impressão analógica e digital.

O especialista da FESPA explicou processos evolutivos que vêm sendo incorporados nos negócios. Os dados variáveis fazem parte desta evolução, trazendo um produto extremamente personalizado, um objetivo facilmente alcançado com a impressão digital. As baixas tiragens e os dados variáveis também mudam a forma de pensar em processos como design, armazenamento e logística.

No setor de grandes formatos, Keese ressaltou o forte investimento na internet com o web-to-print; as empresas que apostaram neste método já estão conseguindo aumentar suas vendas, alcançando novos clientes e mercados.

A especialista em Comunicação Visual e diretora do Grupo GF, Luciana Andrade, também palestrou no FESPA Brasil Fórum. Ela destacou na palestra “A Comunicação Visual e o Mercado Novo” que o melhor investimento para atingir novos mercados é a mudança do pensamento das empresas, pensando na mudança de estratégia, a busca de novas parcerias, mudar o foco comercial do vendedor e direcionar investimentos em marketing e treinamento.

Luciana citou como fundamental a criação de espaços de mercados inexistentes, para que a empresa faça com que seu concorrente seja irrelevante, criando e capturando uma nova demanda. Para completar, Luciana trouxe depoimentos de empresários que fazem sucesso no segmento; eles destacaram o quão relevante é buscar o novo para alavancar os negócios, como estreitar os laços com os clientes, pensando sempre no relacionamento e não apenas com vendas; desta forma, a venda se transforma em uma experiência.

Envolver os setores das empresas, com uma comunicação entre todos, além do constante treinamento e estudo do segmento, também foram citados como elementos que fazem parte de uma empresa de sucesso.

 *Curitiba*

O FESPA Brasil Fórum contou também nas três capitais com a apresentação de especialistas de empresas que patrocinaram a iniciativa. Durante o Fórum de Curitiba, o consultor comercial da Mimaki, Marcelo Dutra, apresentou a estrutura da Mimaki no Brasil, além dos principais equipamentos dos segmentos têxtil comunicação visual social e industrial.

“Acho importante nossa participação em eventos desse porte, não só pela comunicação de nossa marca, mas também pela possibilidade de poder interagir com os nossos clientes e fornecedores, além de estar por dentro das novidades do mercado”, diz o consultor da Mimaki.

Ainda em Curitiba, o coordenador de produto Tiago Barbosa, da Roland, destacou as novas tecnologias da Roland DG para o mercado de impressão digital. A empresa possui forte atuação no Brasil em linhas sublimáticas, ecossolventes e UV, voltadas para os mercados de comunicação visual, decoração, vestuário, envelopamento, dentre outros.

Bruno Ayala, Suporte Técnico & Especialista de Produto LATAM da Caldera, participou do evento no Rio destacando software e workflow, frisando o quanto o uso de uma ferramenta como esta dentro de uma empresa de impressão pode colaborar em acelerar processos, agilizar os trabalhos e, desta forma, cortar custos.

Os participantes do Fórum ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado, como destacou a profissional de marketing Lucilla Bark: “A troca de conhecimento foi enriquecedora. Os dados e números sempre auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas para o futuro. Os profissionais presentes puderam acompanhar dados e refletir sobre o atual mercado de impressão digital em têxtil e comunicação visual”.

Em Curitiba, o FESPA Brasil Fórum aconteceu no Auditório do Sigep e contou com Patrocínio Ouro de Mimaki e Roland, e Patrocínio Prata de Convertech, Aplike, Caldera e SAi.

 *Belo Horizonte*

Na capital mineira, novamente os especialistas Alexandre Keese e Luciana Andrade compartilharam seus conhecimentos neste mercado em transformação da impressão digital e comunicação visual.

A Patrocinadora Ouro da etapa Belo Horizonte, a Ampla, abordou “Entendendo o custo total de propriedade de uma impressora digital”, com Sidnei Marques, diretor de operações da Ampla. O executivo discorreu sobre variáveis que devem ser consideradas pelo empresário do segmento de impressão digital ao avaliar o custo de aquisição de um novo equipamento.

“Não se trata apenas do preço isolado do equipamento, mas do TCO – Total Cost Ownership (Custo Total de Propriedade”), que envolve fatores como: gastos operacionais e de materiais requeridos (insumos como tinta, substrato, GGFs… com melhor eficiência), assim como gastos e valor de descarte. É preciso avaliar qual é o custo real por metro de impressão.

O empresário deve procurar saber se o fabricante garante aspectos de segurança – como frete com seguro e seguro durante a instalação e a manutenção do produto”, alerta Sidnei Marques. É necessário levar em consideração se o bem adquirido terá atualizações dos sistemas de software garantidas pelo fabricante, para que a máquina não fique ultrapassada.

A etapa Belo Horizonte ocorreu no Senai Cecoteg teve Patrocínio Ouro de Ampla e Patrocínio Prata de Mimaki, Bremen, Global Química & Moda, DuPont, Roland e Arconvert.

*Rio de Janeiro*

Na última etapa do FESPA Brasil Fórum, no Rio de Janeiro, os presentes lotaram o auditório do Senai Maracanã para aprimorar os conhecimentos em relação ao mercado de impressão digital.

A etapa carioca contou com as apresentações dos Patrocinadores Alltak, Triangle e Caldera. O diretor comercial da Triangle, Marcos Brombatti, destacou o tema “Em tempos de crise, aposte em produtos de alta qualidade”, frisando o quão importante é o investimento em soluções que realmente façam a diferença dentro da empresa. Bruno Ayala, Suporte
Técnico & Especialista de Produto LATAM da Caldera, novamente destacou software e workflow.

O diretor da Alltak, Marcelo Souss, tratou do tema “A visão além do Banner”, destacando a criatividade na impressão. Marcelo é também o organizador do CAMBEA – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo que ocorre durante a FESPA Brasil 2017 e reserva muitas novidades.

A etapa Rio de Janeiro do FESPA Brasil Fórum teve como Patrocinadores Ouro as empresas Alltak e Triangle. Os Patrocinadores Prata são: Arconvert, Mimaki, Caldera, DuPont, Ronek, Nova Dampex, Zênite Sistemas e Marabu.

*FESPA Brasil 2017*

A FESPA Brasil é a mais importante feira de impressão digital para os setores de comunicação visual, sinalização, grandes formatos, impressão por sublimação, impressão digital têxtil, decoração e mais. A feira acontece de 15 a 18 de março de 2017, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, paralelamente com a ExpoPrint Digital, voltada para a impressão digital em mercados como baixas tiragens, dados variáveis, impressão personalizada, 3D e mais. Cadastre-se para visitar as feiras em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.


www.grandesformatos.com – (41) 3023-4979 – editora@grandesformatos.com / atendimento@grandesformatos.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *