Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 8 dezembro, 2015

FESPA Brasil Fórum percorreu o país compartilhando conhecimento e debatendo a indústria

FESPA Brasil Fórum percorreu o país compartilhando conhecimento e debatendo a indústria

fespa brasil 2015_691

A APS Feiras e a FESPA promoveram durante os meses de outubro e novembro o FESPA Brasil Fórum. O evento teve com objetivo compartilhar conhecimento sobre o mercado, tecnologia e sobre as tendências vistas na indústria. O FESPA Brasil Fórum passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Blumenau e Brasília, sempre reunindo grande público formado por empresários e profissionais dispostos a aprender.

A missão da FESPA é: Ser líder global conectando a comunidade de impressão e se comprometendo no reinvestimento de seus lucros com o propósito de gerar demanda de impressão, e o Fórum realizado no Brasil reforça sua posição e seu compromisso com empresários e empresas de impressão digital, levando informações de qualidade e apresentando tendências.

Durante o FESPA Brasil Fórum, Alexandre Keese, diretor da FESPA Brasil apresentou o FESPA Print Census, reconhecido como o mais atual e completo estudo do mercado de impressão digital do mundo. A pesquisa foi realizada em parceria com o InfoTrends e teve como objetivo entender melhor o mercado e identificar suas tendências. O Brasil teve forte participação dentro do Print Census, com entrevistas feitas durante a FESPA Brasil 2015, sendo reconhecido como um mercado maduro e adaptado às mudanças no universo de impressão digital.

Foram apresentadas tendências como a confiança do empresário de impressão com o seu negócio, a evolução da impressão digital e os números que comprovam o forte crescimento do segmento de estamparia digital. Outro ponto é a importância de ir além de oferecer um produto de alto nível oferecendo ao cliente um serviço de qualidade, pensando sempre em suas necessidades. Trazendo a mudança do conceito de produção em massa para a customização em massa.

Para o diretor da APS Feiras, Alexandre Keese, “a realização de encontros repletos de informações como o FESPA Brasil Fórum é fundamental para o mercado. Nós da APS e FESPA conseguimos atingir nossos objetivos levando aos empresários e profissionais de impressão um conteúdo relevante, que abraçou números do mercado, dicas sobre gestão empresarial e tecnologia. Tais ensinamentos agregam valor e fazem com que o planejamento seja melhor direcionado. O sucesso reforça o compromisso do reinvestimento em ações que elevem o nível do mercado”.

O Fórum teve grande êxito graças aos patrocinadores que acreditaram na iniciativa e possuem o pensamento de educar o mercado para que este possa crescer de forma correta e sustentável. O FESPA Brasil Fórum teve como Patrocinadores Ouro as empresas Ampla, Mimaki, Roland, FIX Impressoras, VinilSul e Sign Supply; os Patrocinadores Prata são Alltak, Akad, Caldera, Havir, IITA, LZ, New Time, OKI, Poly Fly, Ricoh, Sertha Brindes e Zênite Sistemas.

Durante as etapas do Fórum, profissionais de renome das empresas Patrocinadoras tiveram a oportunidade de transmitir todo seu conhecimento ao público presente, abordando tecnologia de ponta, processos de impressão inteligentes e sustentáveis, compartilhando suas visões de mercado e destacando os diferenciais de seus portfólios. Com isso, quem participou do Fórum adquiriu um conhecimento pleno da qualidade dos equipamentos e serviços e também das possibilidades técnicas e criativas existentes no mercado atual.

GESTÃO E TECNOLOGIA

O FESPA Brasil Fórum foi espaço para aprendizado de gestão empresarial e tecnologia voltada para o mercado de impressão. O consultor da ANconsulting Hamilton Terni Costa participou com a palestra “A Gestão Inovadora na Impressão Digital de Grandes Formatos, Comunicação Visual e Sublimação”. Hamilton abordou temas como formação de preços e estratégias administrativas, focando em mercados que vêm ganhando espaço, como grandes formatos, comunicação visual e sublimação.

Para Hamilton Costa, “Em um mercado ávido por informações, buscando alternativas para novos negócios e novos nichos, a iniciativa da FESPA na realização do Brasil Fórum é excelente e muito oportuna. Passando por diferentes cidades, propiciando interação e diálogo com os participantes, o fórum estimula o desenvolvimento de um mercado que já é surpreendente e crescente em nível mundial”.

Alexandre Keese ministrou pelo Brasil a palestra “Tratamento de Imagens para impressão digital”. O Adobe Certified e um dos grandes especialistas de Photoshop na América Latina destacou pontos presentes na rotina das empresas de impressão, dentre eles como gerenciar cores, calibração, tratamento de imagens, fechamento de arquivo e muitas técnicas e conceitos para aumentar a eficiência na produção.

O FESPA Brasil Fórum foi palco de debates, como a Mesa Redonda GF Debate. Para Luciana Andrade, diretora da Revista GF, que mediou o debate: “Acredito que o Fórum idealizado pela FESPA é uma das melhores iniciativas que já pude presenciar nestes 20 anos de mercado! Levar informação é a melhor forma de profissionalizar o segmento e alavancar o crescimento do mercado. No debate, pude perceber a grandeza da importância que os participantes dão a este momento! Cases de sucesso são sempre inspiradores e trocar experiências de forma aberta é uma iniciativa pioneira no segmento! Espero participar de muitos debates junto a FESPA!”

SUCESSO COMPROVADO PELO PÚBLICO

O público que participou do FESPA Brasil Fórum destacou a oportunidade e a qualidade do evento. Para Bruno Cialone, da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), que participou em São Paulo: “é preciso que ocorram muitas outras iniciativas como o FESPA Brasil Fórum. Foram apresentados dados estatísticos importantes de pesquisas, algo que sentimos falta no Brasil”.

João Fabiano Marques, de São Paulo (SP), atua no campo de comunicação visual e considerou a iniciativa muito produtiva: “Para quem trabalha no segmento, é muito importante ter acesso às estatísticas, pois faz a diferença na hora de planejamento e tomada de decisões. Este equilíbrio de teoria e técnica do FESPA Brasil Fórum é muito bom, e a iniciativa da FESPA em promover encontros fora dos dias da feira mostra seu comprometimento com os profissionais e com o mercado”.

O empresário Sérgio Rodrigues participou do debate promovido em Recife: “O debate foi muito interessante. Os empresários convidados são ótimos e o público participou ativamente. O tema é muito interessante e apropriado, foi uma troca de experiência positiva. O mercado precisa de algumas referências, como entender a precificação do material. Se todos pensam com o mesmo intuito eu acredito que o mercado fica fortalecido e é bom para todos”.

O designer Ermelino Rocha Junior participou da iniciativa em Blumenau, “O FESPA Brasil Fórum foi muito produtivo, tanto na palestra do Sr. Hamilton, que passou muitas informações sobre profissionalizar o seu negócio, cálculos de custos e margens de lucro, bem como um panorama do segmento digital no Brasil e no mundo. A palestra de Alexandre Keese mostrou as principais novidades da última versão do Photoshop, as inovações da Adobe Creative Cloud e ainda dicas de como otimizar o uso do aplicativo no dia a dia. Com certeza todos que estavam presentes no evento saíram com mais conhecimento e muito satisfeitos.”

O FESPA Brasil Fórum fará ainda o Encontro Nacional durante a 3ª edição da FESPA Brasil que acontece de 6 a 9 de Abril de 2016 no Expo Center Norte em São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *