Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quinta-feira, 10 setembro, 2015

Janete Vaz, cofundadora do Laboratório Sabin, faz palestra sobre Liderança feminina nos negócios

Terminou nesta quinta-feira (03/09) a 8ª edição do Fórum Global de Liderança, evento realizado pela EBS Business School. Para encerrar a programação, que teve workshops, rodadas de negócios, cases de empresas e palestras, a escola trouxe para Curitiba Janete Vaz, apontada pelo Valor Econômico como uma das melhores gestoras de empresas do país. Ela, que é sócia-fundadora e Presidente do Conselho do Laboratório Sabin, palestrou sobre Liderança Feminina nos Negócios e faltou também sobre o desafio de manter sua empresa no topo do ranking das melhores para se trabalhar no Brasil.

A mulher e o processo de decisão e liderança

Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin

Janete Vaz, vice-presidente do Grupo Sabin

Segundo a palestrante, de maneira geral, a mulher vive uma luta para provar sua capacidade. “Nas organizações, mesmo quando são muito valorizados o comportamento e o conhecimento feminino, ainda lhes falta credibilidade pelo simples fato de ser mulher. Elas precisam validar sua competência. Os desafios da mulher no cargo de liderança são vários, entre eles a tendência feminina a não se autopromover por não querer abrir mão dos cuidados com a família, a tripla jornada, o modelo anytime/anywhere imposto pelas empresas. Por isso, elas ocupam cargos mais baixos” diz. No entanto, Janete já percebe algumas mudanças. “As mulheres chegaram ao mercado, estão buscando informação, conhecimento e qualificação. Somos emergentes em um país emergente e já existe um reposicionamento da mulher na sociedade”, complementa.

Para ela, a mulher tem uma forma diferente de administrar por ter visão sistêmica do negócio. “Nós somos um importante instrumento para entender como se integram os processos e serviços da empresa e como ela se relaciona com o mercado e os clientes. Temos multifuncionalidades e capacidade de ir além das fronteiras, enxergar a floresta e cuidar dos pequenos detalhes que fazem a grande diferença”, acrescenta Janete.

Durante sua palestra em Curitiba Janete também falou sobre o problema da falta de mão de obra qualificada. “No Sabin, valorizamos a formação de carreira, trabalhamos com diversos programas de capacitação de toda a nossa equipe, investindo pesado na formação de líderes”.

Dicas às mulheres

Segundo Janete, a principal dica para mulheres que querem destaque no mercado é que sejam otimistas e tenham coragem para enfrentar os desafios. “Além disso, é fundamental promover um ambiente de trabalho com alto astral, leveza e bom humor para a maior eficiência no trabalho.  Se você deseja bons resultados, procure engajar as pessoas no negócio, recompense o esforço e o empenho dos colaboradores e não perca a capacidade de sonhar e estimular a equipe também a buscar seus sonhos”, diz.

Para ela, o principal resultado de uma boa liderança é construir uma equipe de profissionais capacitada, alinhada, comprometida e apaixonada pela empresa.  Afinal, ninguém cresce sozinho. “E por fim, comemore os resultados. O sucesso da empresa é de todos”, finaliza Janete, durante sua palestra na capital paranaense.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *