Lidere seu emocional em 2021

O ano de 2020 ficou para a história. Para muitos, a linearidade e as metas tiveram que ser revistas, outros conseguiram cumprir objetivos mesmo com o isolamento. A Inteligência Emocional ficou em evidência e foi fundamental para gerirmos nossas emoções. Quando estamos atentos às nossas emoções, temos mais consciência sobre cada um de nós.

Reflexão

Não se cobre por metas que não puderam ser cumpridas em 2020. Reveja alguns planos e analise se ainda fazem sentido. Em seguida, eleja suas prioridades e coloque os meses em que deverão ser cumpridas. Não queira fazer tudo de uma vez.

Áreas de evolução

Liste os setores da sua vida e analise seu desempenho em cada um deles: área profissional, familiar, lazer, financeiro, relacionamento íntimo, emocional, espiritual, físico, intelectual e social. Escreva como você pode melhorar cada um desses setores e o que será preciso para alcançar determinado objetivo.

Seja resiliente

Ainda estamos vivendo tempos de incertezas que podem desencadear frustrações. Por isso, crie um plano B para que você tenha caminhos alternativos. Lembre-se que tudo pode se alterar em questão de pouquíssimo tempo. Por isso, é necessário ser resiliente para entender esse processo que estamos vivendo. Planos não são engessados!

Nunca se esqueça que a vida é feita de altos e baixos: por vezes você se sente bastante feliz e outras vezes não quer sair da cama. A inteligência emocional não nega isso, por isso o ideal é procurar algo que te motive a não perder o ritmo. Nos dias em que não pode parar, procure atividades que acompanhem esse ritmo mais desacelerado. Nos dias em que é difícil ver o lado bom da vida, defina compromissos que te ajudem a permanecer ativa e motivada.

É preciso entender que as emoções e sentimento fazem parte da natureza humana, e que é normal, por vezes, sentirmo-nos tristes, com raiva, felizes ou desmotivados. Pergunte-se sobre o que te faz bem e dessa maneira, organizar a sua vida respeitando seus limites e investindo no seu crescimento pessoal.

Como você está se preparando para as metas de 2021? Conte comigo para manter o foco e planejar seu ano de forma mais assertiva levando em conta o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional.

Sobre a autora

Iara Luz é especialista em Autoconhecimento, Inteligência Comportamental e é Mentora de Autoliderança. Criadora de projetos como Faça Acontecer, Mulheres de Resultado e Lidere-se, Iara tem como marca pessoal trazer conhecimento e vivência em todos os seus projetos. Não adianta saber, tem que fazer! É Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes.

www.iaraluz.com

Comentários