Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: terça-feira, 21 junho, 2016

Luciana Andrade | Visão 360º

Você se sente aterrorizado hoje em sua empresa em função da crise que permeia todo nosso país? Se sim eu trago uma ótima notícia: a crise aumenta as campanhas em pontos de venda, aumenta a divulgação de promoções em todas as instâncias e displays são muito utilizados. Proponho um exercício agora para mudar a sua realidade e de seus clientes, aceita?

Junho 2016 - Negócios de Bureau 2

Já tentou parar em sua produção e olhar em sua volta somente para ver o que está sendo impresso? Então tente. Proponho o seguinte exercício: vá até a sua produção sem avisar ninguém e não leve seu celular, se puder leve papel e caneta.

Olhe para cada equipamento como se estivesse em uma feira (onde os fornecedores dizem que eles fazem milagres e, detalhe: eles fazem mesmo), anote o nome do equipamento e tudo que você sabe ser possível fazer com ele. Tente fazer este exercício com cada um dos equipamentos, todos, até a plotter de recorte, máquinas de corte de rígidos, enfim. Agora o próximo passo: peça uma lista do seu estoque de suprimentos, principalmente aqueles que não são muito utilizados e estão lá ocupando espaço. Pronto! Agora volte para sua sala ou em um lugar tranquilo, onde não vá ser incomodado por alguns momentos. Cada equipamento teve sua listagem de possibilidades, certo? Caso você tenha alguma dúvida entre em contato com o fornecedor dela, ou mesmo comigo, podemos listar isto juntos! Coloque ok nas possibilidades que já usa e, agora, em cada item que você não usa escreva o porquê. Abaixo destes porquês escreva para quem poderia vender, identifique novos nichos utilizando o que você já tem!

Pronto! Você determinou um “oceano azul” em sua empresa. Basta separar estes “novos produtos”, levantar seus novos prospects, identificar um vendedor que esteja disposto a assumir este novo desafio – e importante: ele deve deixar o passado para trás! Se for misturar os focos vai continuar vendendo o que sempre vendeu. Eu sugiro inclusive alguém diferente para esta função. É inevitável, até para o dono da empresa, mesmo estando com foco novo, quando um cliente antigo entra em contato querendo material, que ele seja atendido no mesmo momento com o que ele precisa. A mesma coisa acontece com os vendedores, ainda mais que clientes antigos tenham uma demanda maior, o que gera mais comissão e de forma muito mais fácil.

Vendedores, um apelo: Adotem a visão 360 º graus! Você que está na empresa do seu cliente, olhando tudo em sua volta, sabendo TUDO que sua empresa é capaz, MUDE! Não passe somente o orçamento que o cliente pediu! Sugira tudo que vier a cabeça sobre oportunidades para este mesmo cliente. Você pode abordar novas estratégias além dos banners que seu cliente quer. Existe uma infinidade de materiais promocionais para atender TUDO que seu cliente pode precisar!

Vamos fazer e ser a mudança?

Estreia da Coluna Negócios de Bureau

LUCIANA ANDRADE JUNHO 2016

Luciana Andrade é a autora da coluna Negócios de Bureau e diretora do Grupo GF.

Queridos leitores, a partir das palestras sobre estratégia na Comunicação Visual que fiz ao longo do ano, recebi o convite da Redação da Revista GF+ para estrear uma coluna própria. Nesse contexto nasce a coluna “Negócios de Bureau”, que traz essa inovação na forma de se pensar o empresariado no nosso segmento. Pretendo conversar com vocês mensalmente sobre assuntos estratégico, novas oportunidades, maneiras de fazer diferente, enfim, tudo ligado ao seu sucesso. Escrevi este primeiro texto com muito carinho, espero que gostem e que seja muito eficiente. Estarei à disposição de vocês leitores da GF+, no e-mail editora@grandesformatos.com e no telefone (41) 3023-4979.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *