Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: segunda-feira, 26 outubro, 2015

Melhor ambiente de trabalho traz maiores resultados para empresas

Melhor ambiente de trabalho traz maiores resultados para empresas

Em época de crise (ou de oportunidades) um excelente lugar para se trabalhar não é apenas marketing ou título, mas sim uma ferramenta de gestão e produtividade para resultados

 A 19ª edição da Great Place To Work mostrou há pouco tempo o ranking das 135 melhores empresas para se trabalhar no país. Para chegar aos nomes, a consultoria fez duas pesquisas: Trust Index – no qual os funcionários respondem um questionários sobre credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho pela empresa; e Culture Audit – um questionário respondido pela empresa sobre práticas culturais. Segundo o CEO do Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa, o resultado mostra que as empresas que oferecem melhores ambientes de trabalho aos funcionários também estão superando a atual crise econômica.

“Analisamos os dados de faturamento das 10 empresas mais bem posicionadas nos rankings para entender como essas corporações estão se comportando na crise. Juntas, elas faturaram R$ 43 bilhões de reais em 2014, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior”, conta o executivo. Segundo ele, é um percentual de crescimento noventa vezes maior que o percentual de crescimento de 0,1% do PIB brasileiro. “Este ano, com a variação negativa prevista para o PIB, a discrepância será ainda maior”, diz Ruy.

Crise, resultados e clientes satisfeitos

E se crise é sinônimo de um ambiente de más notícias e até mesmo de pessimismo, na Gazin – a quarta melhor para se trabalhar no país – a teoria é outra. Com funcionários felizes e satisfeitos em seu ambiente de trabalho, a crise vem como uma oportunidade de crescimento, na qual os colaboradores buscam fortalecer ainda mais os laços com os clientes da empresa.

“É fundamental ter uma equipe que acredita na empresa e que a representa com orgulho. Temos colaboradores que querem fazer carreira conosco, que atuam de maneira capacitada e fazem atendimentos de excelência para marcar na mente dos clientes. Nossos profissionais são orientados não para realizar apenas uma venda, mas sim para oferecer aos clientes uma experiência “WOW”, que dificilmente será esquecida. Quando construímos excelentes ambientes para se trabalhar, não falamos apenas de negócios, mas sim de uma causa onde todos têm em primeiro lugar o cliente como premissa para gerar resultados”, explica Sônia Rossi, gerente de Desenvolvimento Humano da Gazin.

Juliano Otávio Train, proprietário da Loja Diplomata em Cruz Machado (PR), afirma que trabalhar com uma empresa que tem em seus princípios a valorização da sua equipe, sendo considerada a quarta melhor para se trabalhar no país, é fundamental para o sucesso de seus negócios. “Nossa empresa está há 15 anos no mercado. Há 15 anos trabalho com a Gazin como minha principal fornecedora e há 15 anos é o mesmo funcionário que me atende. Isso torna tudo mais fácil, pois o colaborador da Gazin conhece a minha demanda, entende o meu público, sabe das minhas necessidades e expectativas dos meus clientes. Já trabalhei com outros fornecedores e não consegui dar continuidade, pois a rotatividade dos colaboradores que operam no negócio dele acabou prejudicando o meu negócio. A Gazin faz carreira para seus funcionários, se preocupa com eles e isso é excelente para nossa parceria e para o meu sucesso”, diz.

Responsabilidade de estar entre as melhores

A gerente da Gazin afirma que ser a quarta melhor empresa para se trabalhar no país é uma grande responsabilidade que reflete diretamente no resultado dos clientes da empresa. “O reflexo é direto, pois a compra em um ambiente que existe camaradagem, com um profissional que tem orgulho da empresa e que acredita em sua proposta de valor para os clientes, é garantida. O nosso cliente percebe rapidamente que o ambiente é favorável à confiança e passa isso também para o seu negócio. O cliente sabe que está fazendo negócios com uma empresa de gente que gosta de gente, que valoriza os clientes e cumpre sua missão todos os dias”, complementa Sônia

A Gazin, que investe fortemente em capacitação – cerca de R$ 19 milhões ao ano – busca atrair talentos ao recrutar e contratar para suas cagas. “Investir em pessoas vai muito além de focar nos resultados, é uma demonstração de respeito com o profissional que quer trabalhar e crescer conosco. É assim que nos tornamos mais produtivos e geramos resultados para nossos clientes. É assim que fidelizamos os nossos colaboradores, não perdendo nossos profissionais à concorrência. Aqui eles podem traçar suas metas de carreira porque sabem que terão oportunidades para crescer. E isso é um excelente negócio para todos. O funcionário se motiva, pois se sente valorizado e reconhecido. Temos ainda benefícios que fazem com que ele tenha mais segurança para si e seus familiares”, finaliza a gerente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *