Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: sexta-feira, 21 setembro, 2018

O mundo a Laser e suas infinitas possibilidades!

Com possibilidades de produzir do vestuário á decoração, muitas empresas hoje em dia são abertas apostando exclusivamente em produtos personalizados, feitos por corte a laser. Para outras, devido ao seu uso em uma infinidade de materiais e baixo índice de desperdício, obter essa máquina é o  melhor custo/benefício na produção em grande escala.

Esse processo traz consigo grande inovação, possibilitando diversificação em relação aos concorrentes que trabalham apenas com impressoras a jato de tinta por exemplo, e permitindo ainda corte de figuras complexas em uma grande variedade de materiais com excelente qualidade, rapidez e alta precisão, com redução do índice de perda de material.

A capacidade do corte depende do tipo de material e da potência do laser. Quanto mais potente, mais espesso poderá ser o material a ser cortado. Por exemplo, para as máquinas com potência até 200w, é recomendado o corte de materiais até 20mm de espessura. Já uma máquina de 5000w tem a capacidade de cortar aço carbono com até 50mm de espessura.

Entre as grandes vantagens, está a qualidade que adquire o seu produto, muitas vezes ao utilizar outros meios como corte com serra de fita, ou mecanismos que seu processo de corte é uma lâmina ou serra, sempre será necessário dar acabamento para tirar rebarbas e excessos que ficam nas extremidades das peças. Com o laser a peça sai praticamente finalizada, encurtando tempo de trabalho e energia para produção. Não podemos deixar de destacar a perda mínima de material, sem distorção, velocidade. Nos casos de gravação tem grandes vantagens, durabilidade e pode ser feita gravação em peças com superfícies irregulares.

A respeito da variedade de materiais que podem ser utilizados, ela é imensa e permite uma vasta gama de produção diferenciada e personalizada, abrindo assim uma série de possibilidades criativas para designers e artistas. Os substratos vão desde vidro, acrílicos, plásticos e madeira, até mármore, aço e inovações do mundo da moda como o uso de couro e alguns outros tecidos sintéticos, e desenhos 2D com formas orgânicas, cortados a laser e redimensionados para serem vestidos, qualquer simples desenho pode se tornar uma roupa ou objeto através dessa tecnologia.

Ao adquirir esse tipo de equipamento fique sempre atento a alguns princípios básicos como se certificar dos tipos e espessuras dos materiais que podem ser utilizados na sua máquina; desconfiar da qualidade de produtos muito baratos e abaixo na media de preço do mercado; analisar e pesar os custos operacionais, riscos na operação e durabilidade da máquina, e por fim eleger uma empresa de confiança e que ofereça suporte operacional e técnico (como já é de costume considerar no nosso mercado).

Quer conhecer mais sobre os equipamentos laser? Acesse o nosso site e confira as opções: megagraphic.com.br/gravacao-e-corte-laser-router-cnc/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *