Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: segunda-feira, 26 Fevereiro, 2018

Prepare sua equipe de vendas para os principais eventos comerciais

Existe uma frase muito comum na área de vendas que diz que “treinar uma equipe custa caro”. Por outro lado, você já parou para pensar o preço que a sua empresa paga pela falta de informação e atualização da sua equipe de vendas? Além dessa questão, muitos empresários temem em investir na equipe por receio que no futuro sua equipe vá para a concorrência.

É aí que muitos líderes acabam entrando em um dilema: será que faz sentido investir em seus vendedores enquanto eles estão na sua empresa ou vale mais a pena nao treiná-los e se contentar com os resultados abaixo da média? Bom, se eu pudesse te dar um conselho eu diria: puxe a sua equipe para outro nível.

Alinhamento do time

A transparência da empresa é algo fundamental para o sucesso de todas as áreas, principalmente na área de vendas. Por isso, comunique ao seu time quais são os planos da empresa, o que ela pretende fazer nos próximos meses, como ela quer ser vista no mercado e qual posicionamento de cada fornecedor. O mais importante é que todos estejam alinhados com o objetivo da empresa.

Necessidade do mercado

Você precisa ter em mente que nem todo cliente vai comprar o seu produto. Esse princípio pode parecer básico, mas a verdade é que isso não fica claro para a equipe comercial. Ensine a sua equipe quem é o público alvo e além disso, mostre quem são os clientes que não se encaixam na empresa.

Escolha o estilo de treinamento

Existem várias formas de treinar a sua equipe como por exemplo: treinamento presencial, online, workshop, palestras ou coaching de executivos. Todas elas trarão resultados positivos, mas saiba escolher qual encaixa melhor no momento da sua empresa.

Treinamentos técnicos/comportamentais

Posso dizer que normalmente o mais realizados nas empresas são os treinamentos técnicos focados nas características dos produtos. Por outro lado, saiba que é tão importante ou mais quanto os treinamentos técnicos, é adicionar o treinamento comportamental, para que o seu vendedor saiba utilizar treinamento técnico na hora certa, com o cliente certo. Imagine que se o vendedor utilizar somente a parte técnica, ele será praticamente um catálogo falante.

Frequência e comunicação

O nível de aprendizado das pessoas é diferente, por isso, é muito importante manter a frequência de aprendizado da equipe. Ademais, lembre-se sempre de comunicar a sua equipe sobre as visões da empresa.

Use dinâmicas

A pirâmide de aprendizado diz que, aprendemos 50% quando vemos e ouvindo, 70% quando discutimos com os outros, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos o que aprendemos, por isso, use dinâmicas em seus treinamentos.

Sabemos que a equipe de vendas é a linha de frente do negócio. Em algumas situações é possível afirmar que são os profissionais que mais conhecem o mercado de atuação da empresa. São eles que conhecem os pontos fracos de seus concorrentes e os fortes de sua empresa e do que comercializa.

Por fim, lembre-se que para fazer um treinamento de sucesso, busque empresas ou profissionais especializados em treinamento. Nem todo líder tem técnicas e habilidades para poder treinar sua equipe, o fato dele conhecer bem seu produto não garante que ele tenha didática para repassar as informações.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *