Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quarta-feira, 20 junho, 2018

Programação do Fórum Febratex de Informações reúne conteúdo sobre tecnologia, sustentabilidade, mercado e tendências para a indústria têxtil

Atração acontece em paralelo à FEBRATEX 2018,
que será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, em Blumenau (SC)

Uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, a Febratex 2018, não é apenas uma geradora de bons e novos negócios, mas também uma oportunidade única para que os profissionais da cadeia têxtil e da moda possam se atualizar com conteúdo de excelência que será apresentado por profissionais de renome. Esta é a proposta do Fórum Febratex de Informação, que acontece em paralelo à feira e que irá apresentar e discutir os principais temas que movimentam a cadeia produtiva têxtil atual.  Promovida e organizada pelo grupo FCEM, a Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil realizará sua 16ª edição entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Alexandre Herchcovitch participa, a convite da Andrade Máquinas, do Talk Show ‘Ressignificando a Moda’, destaque do Fórum Febratex de Informações// foto: divulgação

“O Diretor-Presidente do FCEM | Febratex Group, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, declara: “O Fórum Febratex de Informação, com sua programação conectada com as principais inovações e questões do presente e do futuro da cadeia produtiva têxtil, reunindo uma equipe de palestrantes altamente qualificada e atuante, proporcionará aos visitantes e compradores da Febratex 2018 uma experiência ainda mais completa e efetiva que contribuirá para alavancar o sucesso do setor”.
Os temas são diversificados, mas o desafio e a urgência de harmonizar a sustentabilidade com a inovação inerente à moda, junto a discussões realistas sobre o setor no país e, principalmente, sobre as tecnologias e a indústria 4.0, permeiam a grande maioria da programação.

A participação no Fórum Febratex de Informações é gratuita e terá acesso livre até a lotação da sala. Para a participação no mesmo, é necessário realizar o credenciamento prévio para a feira, através do  link  http://febratex.fcem.com.br/inscricoes. Vale reforçar que o credenciamento para a Febratex 2018 não garante a participação no Fórum, que tem número limitado de vagas.

Confira abaixo a programação completa do Fórum Febratex de Informações:

21/08/2018 (terça-feira)

Horário: 15h00 às 15h45
Palestra: Representação Comercial – propósito, desafios e alinhamento estratégico
Palestrante: Roberto Herrera, executivo, professor e consultor de empresas
Resumo da palestra: Aborda pontos importantes para a reflexão na relação profissional entre o Representante Comercial e a Empresa Representada, dando ênfase à excelência e aos resultados mutuamente satisfatórios. Também discutirá o perfil desejado para o profissional Representante Comercial do futuro.

Horário: 16h00 às 16h45
Palestra: A Fórmula do Fast Fashion – Como produzir mais rápido, com qualidade e sustentabilidade Palestrante: Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa e fundadora do FIB (Fashion Innovation Bureau)
Resumo da palestra: A palestra irá focar nas estratégias e ações que levaram as indústrias têxteis de países como Portugal e Espanha – nos quais a indústria têxtil e de vestuário praticamente quebraram – a serem novamente protagonistas no Fast Fashion europeu e compartilhar cases práticos observados em diversas viagens e visitas que a palestrante realizou para conferir in loco como foi a retomada dessas empresas.

Horário: 17h00 às 17h45

  • O novo JeansWear: inovação azul por um mundo mais verde
  • Marcel Imaizumi e Lorena Botti, da Vicunha Têxtil

Resumo da palestra: Moda e sustentabilidade podem evoluir juntas? Os palestrantes abordarão como o consumidor e a indústria têxtil respondem a este cenário desafiador para o meio ambiente. Quais são os possíveis caminhos de acordo com as principais tendências de comportamento e as abordagens práticas e positivas da Vicunha Têxtil em relação ao tema.

Horário: 18h00 às 18h45
Mesa redonda – SCMC: Desafios da inovação e sustentabilidade na moda
Participantes: Amélia Malheiros (Gestora da Fundação Hermann Hering e assessora do SCMC), Osni de Oliveira Junior (Diretor de marketing na Círculo S/A) e Alfredo Fantoni (Villa Têxtil Confecções)
Resumo da palestra: Após recentes missões no Vale do Silício, Carolina do Norte (EUA), e em Copenhagen, na Dinamarca, os profissionais do movimento Santa Catarina Moda e Cultura promoverão um debate realista dentro do mercado nacional com as principais tendências observadas em suas viagens. O objetivo da mesa-redonda não é apresentar soluções, mas sim promover ideias e reflexões baseadas nos aprendizados do SCMC e das empresas associadas.  

Horário: 19h00 às 19h45
Talk show: Ressignificando a moda
Participante: Alexandre Herchcovitch, estilista
Mediadora: Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering e assessora do SCMC da ação: A convite da Andrade Máquinas, empresa com a qual mantém parceria há mais de dois anos, Alexandre Herchcovitch, um dos estilistas brasileiros de maior prestígio no Brasil e no exterior, conta sobre a sua trajetória profissional e aborda um dos principais aspectos da moda no momento atual, destacando a total importância da sustentabilidade das peças unida à tecnologia.

Horário: 20h00 às 20h45
Palestra – Agrofloresta têxtil: fibras vegetais e tecidos que regeneram a floresta amazônica
Palestrante: Pedro Mallmann Saldanha, sócio da FARFARM
Resumo da palestra: Agrofloresta é um sistema de produção de alimentos que se inspira na natureza, projetado para fazer as espécies colaborarem umas com as outras. A FARFARM, startup que está desenvolvendo uma agrofloresta têxtil na Amazônia brasileira cultivando fibras naturais como algodão, juta, rami, banana e abacaxi sem o uso de produtos químicos, apresenta o seu case sobre como manter a floresta em pé e alavancar o desenvolvimento sustentável.

22/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 14h00 às 15h50
Painel: Transição da Indústria Têxtil e do Mercado Brasileiro. O Momento Para Inovar e Progredir é Agora
Resumo: Reunindo estudiosos e especialistas em desenvolvimento, fornecedores e compradores das tecnologias de Fibra e Química, seus processos industriais e criativos. O objetivo é expor e analisar ideias, iniciativas e recursos capazes de melhorar a sustentabilidade e os negócios das indústrias têxteis. Mediação: Mário Gilberto Cortopassi – Diretor Internacional da MJC Textília, Ex-Presidente da International Organization for Standardization – ISSO.

Abordagem 01 – 14h00 às 14h50
FIBRAS TÊXTEIS – Perspectivas de inovação, posições futuras e reflexos na industrialização e sustentabilidade
Convidados: Carlos Fernandes, Diretor da Hyosung, e Marcello Bathe, Gerente de Marketing e Desenvolvimento da Rhodia

Abordagem 02 – 15h00 às 15h50
QUÍMICOS – Perspectivas de inovação, posições futuras e reflexos na industrialização e sustentabilidade
Convidados: Jefferson Zomignan – Diretor da Werken Química Brasil e Presidente da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis e Lourival Santos Flor – Sócio Fundador da Golden Technology, Engenheiro Químico, MBA-Conhecimento, Tecnologia e Inovação. CASE: Sergio Bertucci – CEO Bertucci Fashion Uniformes

SEMINÁRIO TECNOLÓGICO ABTT

HORÁRIO: 16h00 às 18h00
FÓRUM: A impressão digital na era da indústria 4.0
Participantes: Felipe Sanchez (Global Química & Moda), Jorgen Lindah (SPGPrints), Leonidas Andrade (Dupont), Fábio Tolosa (Epson), José Clarindo de Macedo (Sintequímica) e Luiz Wagner (Golden Technology).
Mediação: Fernando Pimentel (Abit)
Sobre o Fórum:  Realizado pela ABTT (Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda), conta com o apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Wtin (World Textile Information Network). A ação reúne os principais nomes do mercado nacional deste segmento num amplo debate sobre o atual panorama do mercado.

Horário: 18h15 às 19h00
Palestra: Logística 4.0 – futuro sem volta da cadeia logística
Palestrante: Eduardo Canal (Store Automação)
Resumo da palestra: Tendências e ganhos que a logística 4.0 traz para o segmento têxtil. Os termos marketing e logística parecem, a princípio, destoantes para muitas pessoas. No entanto, a logística tem uma função global e, quando bem executada, se torna uma grande aliada ao marketing, sendo fonte de vantagem competitiva e um diferencial de mercado.

Horário: 19h15 às 20h00
Palestra: Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0
Palestrante: Márcio Nelson Belli (Operacional Solution)
Resumo da palestra: Os níveis sistêmicos, que são a base para permitir à indústria 4.0 o gap existente entre os ERPs no atendimento da área produtiva, o PCP x PPCP x PPCPP, MES (Manufacturing Execution Systems), os conceitos básicos e caminhos para indústria 4.0 junto a uma solução ERP + MÊS, serão as abordagens da palestra.

Horário: 20h15 às 21h00
Palestra: Engomagem Tangencial – Tecnologia e Inovação na Arte de Engomar Fios
Palestrante: Jorge Luiz S. Rodrigues, Proprietário da OKAMI ADM Têxtil
Resumo da palestra: O sistema de Engomagem Tangencial tem como proposta a evolução da impregnação dos fios de urdume, garantindo mais regularidade e controle durante o processo. Também torna possível modernizar as máquinas existentes através de um módulo de aplicação.

23/08/2018 (quinta-feira)

Horário: 14h00 às 15h50
Painel:  Transição da Indústria Têxtil e do Mercado Brasileiro. O Momento Para Inovar e Progredir é Agora
Resumo: Os painéis reúnem estudiosos e especialistas em desenvolvimento, fornecedores e compradores das tecnologias de Fibra e Química, seus processos industriais e criativos. O objetivo é expor e analisar ideias, iniciativas e recursos capazes de melhorar a sustentabilidade e os negócios das Indústrias Têxteis.

Abordagem 01 – 14h00 às 14h50
Integração interdependente de equipes e setores – marketing, design, engenharia de processos, comercialização B2B, B2C

Abordagem 02 – 15h00 às 15h50
Design, estamparia – perspectivas de inovação e reflexos no processo criativo, industrialização e sustentabilidade  

Mediação: Herculano Ferreira, artista plástico, consultor e coacher de grupos criativos de moda e marketing.

Convidados: Denise Sakuma – Diretora Geral da Lycra®; Maria José de Carvalho – Publisher |CEO Grupo MJC Textília; Dr. Pedro Dupláa S. Ferreira – Diretor Comercial ArtZone, Especialista Coaching Integral Sistêmico. Apresentação de cases: Darlan Francisco de Souza – CEO Texturize Estamparia Digital; Alex Portes – Grupo Morena Rosa – Responsável pela coordenação da marca, atuando em conjunto no desenvolvimento de temática de coleção, pesquisa e finalização de branding. Sergio Fridrich – Experiência em Marketing de Negócios Têxteis, faz parte da Prints Connection.

Horário: 16h00 às 16h45
Palestra:  Empoderamento das Equipes Produtivas na Confecção – Cases de Sucesso
Palestrante: Luiz Cláudio de Almeida Leão, Consultor Técnico do SENAI CETIQT
Resumo da palestra: O Empoderamento de Equipes consiste em proporcionar aos colaboradores da cadeia produtiva têxtil, informações e ferramentas necessárias para que eles possam assumir responsabilidades, propor soluções inovadoras e atuar com mais independência, melhorando seus resultados e sua motivação.

Horário: 17h00 às 17h45
Palestra: Como atuar na Moda Circular
Palestrante: Rosenei Terezinha Zanchett, pesquisadora na área de tendência de moda e comportamento de consumo e consultora em design no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário SENAI/Blumenau
Resumo da palestra: O tema foi preparado para impactar os empresários e profissionais da moda que desejam desenvolver, organizar e implementar a sustentabilidade e circularidade da reengenharia de produto a partir da reutilização de resíduos.

Horário: 18h00 às 18h45
Palestra: Funcionalização em Têxteis
Palestrante: Adriano Passos, interlocutor da Rede Química Nacional do SENAI e participa do Comitê Setorial de Química Têxtil (CSQT) na Associação Brasileira da Industria Têxtil e Confecção (ABIT)
Resumo da palestra: Por meio das técnicas de funcionalização, busca-se obter produtos que respondam a estímulos externos de natureza mecânica, química, elétrica, térmica, óptica ou magnética. Neste sentido, o mercado de têxteis funcionalizados vem ganhando destaque, principalmente no que tange a obtenção de materiais com as seguintes propriedades: controle de odor, antimicrobiana, proteção contra radiação ultravioleta (UV), autolimpante, hidrofilicidade e hidrofobicidade, liberação de fármacos e cosméticos, entre outras.

Horário: 19h00 às 19h45
Palestra: Produtividade e Qualidade na Indústria 4.0
Palestrante: Jaqueline Juenge Costa, Consultora de Empresas no IST – Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design
Resumo da palestra: Sua empresa está preparada para os desafios da indústria 4.0? Algumas etapas são necessárias para alcançar o sucesso no mercado atual, como o planejamento, conhecimento da capacidade produtiva, garantia da qualidade nos insumos, serviços e produto, a capacitação, valorização e reconhecimento da equipe. Nesse contexto é essencial incluir a tecnologia e o gerenciamento das informações em tempo real. A qualidade é vista como requisito para competitividade e não mais um diferencial entre concorrentes.

Horário: 20h00 às 20h45
Palestra: Indústria 4.0: a confecção do futuro
Palestrante: Robson Marcus Wanka, Gerente de Educação do SENAI CETIQT
Resumo: Tem como objetivo demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível  visualizar uma operação que está sendo implantada no setor e marcando a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.

24/08/2018 (sexta-feira)

Horário: 14h30 às 15h00
Palestra: O futuro do denim
PALESTRANTE: Herbert Schmid, consultor na Schmid Consulting
Resumo – Aborda o ciclo de vida útil dos produtos, inovações no têxtil e a Indústria 4.0, futuro da cadeia têxtil e do varejo, junto com as suas principais tendências. O crescimento do e-commerce dentro do mercado de moda e a análise da movimentação das exportações e as regiões que mais estão exportando também farão parte dos assuntos abordados.

Horário: 15h15 às 16h00
Palestra: Como as inovações protegem e geram valor aos seus produtos
Palestrante: Júnior Souza, empreendedor, criador da Ecotag, empresa referência no combate à falsificação de produtos no Brasil
Resumo – Como as novas tecnologias digitais e físicas estão melhorando a proteção das marcas e gerando valor para o consumidor final. Como a gamificação gera fidelidade entre consumidor e marca e como aproveitar isso no marketing.

Horário: 16h15 às 17h00
Palestra: Os três pilares do sucesso na confecção
Palestrante: Eduardo Cristian de Oliveira, Sócio fundador da Black West
Resumo da palestra: Como construir uma empresa milionária em época de crise. Quais foram as estratégias do profissional e sua forma de enxergar o mercado. A palestra também é pautada sobre o cenário atual e como as pessoas podem fazer para atingir o sucesso, assim como a perspectiva para os próximos cinco anos no mercado de confecção

Horário: 17h15 às 18h00
Palestra: O comportamento do consumidor como pilar fundamental para a inovação nos negócios de moda
Palestrante: Patrícia Souza, Diretora de Pesquisa da UseFashion
Resumo da palestra: Quando construímos cenários de tendência, estamos desenhando futuros possíveis a partir da observação de vetores de mudança no presente. Na medida que o tempo avança, essas possibilidades previstas mudam e se reconfiguram. Conheça o conceito Adaptação e os comportamentos emergentes Cotidianamente Espetacular, Sempre em Movimento e De Igual para Igual e saiba como se posicionar perante estes novos cenários.

Horário: 18h15 às 19h00
Palestra: Cenários e conexões entre moda, design e inovação
Palestrante: Rodrigo Zen, consultor criativo especialista em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos de moda
Resumo da palestra: Diante de cenários competitivos e cada vez mais instáveis, a indústria têxtil e do vestuário busca novas alternativas e alianças para alcançar diferencial no mercado. A mudança na visão estratégica e a busca por novas possibilidades, a partir do entendimento das novas dinâmicas do mercado, traz gatilhos de mudanças que atendem às necessidades de pequenos e grandes negócios.

Horário: 19h15 às 20h00
Palestra: Ozônio para tratamento de efluentes líquidos
Palestrante: Bruno Mena Cadorin
Resumo – Apresenta o conceito do Ozônio, desde a geração até sua aplicação, e como essa tecnologia pode ser aplicada e gerar valor no setor de tratamento de efluentes líquidos. Pontos técnicos como diminuição no uso de produtos químicos no tratamento, diminuição da formação de iodo, redução de custos no tratamento, atendimento aos parâmetros ambientais exigidos por lei e possibilidade de reuso da água, serão abordados.
A programação do Fórum Febratex de Informação, está sujeita a alteração sem aviso prévio. A Febratex 2018 conta com o apoio da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos; Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; e da ABTT, Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM Febratex Group// foto: Dorival Zucatto​​​​​​​

Credenciamento

Profissionais do setor, compradores e visitantes interessados na Febratex 2018 podem fazer o credenciamento, gratuitamente, pelo site http://febratex.fcem.com.br/inscricoes.
credenciamento online pode ser realizado até às 23h59 do dia 19.08.2018. Após esta data, será cobrado ingresso no valor de R$ 30,00, que poderá ser adquirido a partir das 14h00 do dia 21.08.18, na bilheteria da Febratex. Visitantes de edições anteriores também deverão atualizar o cadastro no site e confirmar novamente sua inscrição. É proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Sobre o FCEM|Febratex Group

FCEM|Febratex Group é uma empresa 100% brasileira que está no mercado há 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista. O portfólio da empresa reúne as seguintes feiras de negócios: Digital Tex – Feira de Tecnologia Digital Têxtil; Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil; FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil; FEMICC – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista; Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Quintex – Feira de Química para a Industria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil; e Agreste Tex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil.

www.febratex.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *