Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quinta-feira, 26 abril, 2018

Qual é o melhor momento de contratar uma Consultoria?

Lógico que de Gestão Empresarial e completa, ou seja, que organize todos os departamentos da empresa, sem exceção.

Completei, agora, 30 (trinta) Consultorias completas (uma em andamento) em empresas do ramo de Comunicação Visual e encontrei, em cada 10, as seguintes situações e, por este motivo, é que digo:

 

Com certeza o momento é AGORA! Vejamos as 3 situações (10 de cada) que encontrei:

1) A empresa está com dinheiro em caixa (superávit financeiro), vendendo bem todos os meses (ou quase todos), teoricamente tem um bom lucro, consegue pagar todos os seus compromissos, tem um bom estoque de matéria prima e materiais auxiliares, MAS tem os seguintes problemas: não sabe realmente quanto tem de lucro mensal ou nas vendas dos seus produtos, tem problemas para cumprir prazos de entrega, com rotatividade de pessoal, problemas de organização em algumas áreas, precisa padronizar processos, implantar o programa 5S e ter mais conhecimento a respeito de administração e gerenciamento da empresa, principalmente ter relatórios gerenciais para realizar os planejamentos necessários para se manter no mercado e crescer. Além disso tem muito retrabalho e desperdícios que não consegue controlar.

2) A empresa consegue faturar o suficiente para manter-se no mercado, paga seus impostos e fornecedores em dia bem como os demais compromissos, não sobra dinheiro para fazer mais coisas ou pagar melhor os sócios, compra apenas o necessário para manter o estoque no mínimo, tem problemas com máquinas e manutenção das mesmas, tem os mesmos problemas acima, com um pouco mais de desorganização.

3) A empresa já não está conseguindo pagar seus impostos em dia, nem mesmo alguns compromissos ou fornecedores, compra estoque utilizando o adiantamento do cliente, paga o mínimo possível de pró-labore aos sócios, prioriza apenas o que é necessário para sobreviver, não vende com lucro pois está tentando faturar apenas para sobreviver, até que as coisas melhorem. Tem todos os problemas acima mencionados multiplicados algumas vezes. Muitas vezes já tem títulos em cartório e processos trabalhistas para resolver.

Em qual situação a sua empresa se encontra?

Para cada uma destas empresas os resultados finais foram os mesmos: aumento de faturamento, redução de custos, organização completa implantada, situação financeira entre regular e ótima, compromissos em dia, superávit financeiro, capital de giro para suportar a empresa entre 3 a 12 meses, colaboradores motivados e sem rotatividade, estrutura adequada a crescimento, controles e relatórios gerenciais implantados e funcionando, diretores e gerentes capacitados a lerem e analisarem todos os relatórios, programa 5s e gestão dos recursos humanos implantados, custos e orçamentos realizados corretamente com lucros em todas as vendas, todos os setores e processos devidamente padronizados, sem entregas com atraso, marketing e comunicação interna / externa funcionando perfeitamente, estoques suficientes para 3 (três) meses, em algumas tivemos a criação do departamento de serralheria / marcenaria, em quase todas foi implantado o sistema SAC para atendimento ao cliente (principalmente pós venda), na maioria houve descarte de produtos que davam prejuízo e foram criados outros com lucros maiores (reformulação dos produtos vendidos) e todas, sem exceção, estão satisfeitas com o projeto de consultoria, graças a Deus.

 

Como isso foi possível?

Simples: todas as empresas, seus diretores e colaboradores, se empenharam no projeto da consultoria, na verdade eu mesmo não executei nada, apenas orientei, dei sugestões, ensinei como se trabalha corretamente, ministrei cursos e palestras, alguns treinamentos, forneci todo o material para a organização de todos os departamentos / incluindo todas as planilhas, ajudei cada membro da equipe a entender o que é fazer parte de um time / equipe (os que não gostaram ou eram inaptos saíram da empresa) e, graças a Deus, tive o conhecimento necessário, acumulado nestes 45 anos trabalhando em gestão empresarial e desde 1990 como Consultor em Gestão Empresarial atendendo a 735 empresas (90% industrias), para colaborar no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos além de deixar a empresa no patamar entre 90 a 100% de organização, sendo que a maioria estava entre 10 a 30% no início da consultoria, de acordo com o diagnóstico empresarial.

 

O mérito, na verdade, é de toda a equipe da consultoria, do investimento do empresário no aperfeiçoamento de seus controles gerenciais e na atitude de reorganizar a sua empresa, para ter mais oportunidades no mercado e no futuro.

A partir disto a atitude de todos muda completamente, a empresa passa a ser mais saudável do que já é (em alguns casos) e passa a ter excelentes controles gerenciais, independente de já ter algum software de gestão ou não, na verdade nem são utilizados na consultoria já que as planilhas implantadas superam, em muito, os mesmos. Todos os colaboradores passam a trabalhar motivados, em ordem, com um mínimo de desperdício / retrabalho e os custos gerais reduzem muito com toda a organização implantada.

 

Por este motivo é que garanto o retorno do investimento feito na Consultoria no prazo máximo de 14 meses após o início da mesma, desde que a empresa atenda a todas as orientações do projeto de reorganização e se empenhe em manter o mesmo, após o término, quando toda a equipe vai estar apta e capacitada para darem continuidade a tudo o que foi implantado.

 

O que é necessário?

Atitude, apenas isso. Se você acha que, independentemente da sua situação, a sua empresa e sua equipe precisam resolver todos os problemas e alavancar suas atividades para crescerem no mercado basta entrar em contato para nos tornarmos excelentes parceiros nesta empreitada.

Se você acha que ainda não tem capital suficiente ou é pequeno demais para contratar uma consultoria experimente o curso de Organização e Gestão de Empresas de Comunicação Visual, com uma boa parte do material de consultoria (todas as planilhas) para você e seus colaboradores estudarem, aprenderem e implantar na sua empresa, com a minha assessoria, via Skype, lembrando que sou o único, no Brasil, especialista em empresas de CV e correlatas.

 

Aproveitando, leia o ebook: Como melhorar os resultados da sua empresa! Disponível gratuitamente no link: http://sosempresarial.com.br/comunicacao-visual-4/

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *