Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: segunda-feira, 13 novembro, 2017

SCMC Inova Lab acontece de 21 a 25 de novembro em Blumenau (SC)

Promovido pela plataforma de inovação e design Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento reúne estudantes e profissionais das indústrias do estado para pensarem soluções para a moda. Palestras abertas ao público também farão parte da programação
Há 12 anos, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) atua para a transformação do estado, das indústrias e do ambiente de negócios das companhias ligadas à moda e ao design. O Inova Lab é uma das entregas que ocorre a partir de uma catarse entre a inovação proposta por estudantes ligados a esta área, e a experiência de profissionais das empresas associadas. Em 2017 será realizado de 21 a 25 de novembro no Espaço Maker do Sesi, em Blumenau (SC).

A metodologia é simples. Depois de quatro workshops sobre temas preparatórios para o encontro, 30 alunos foram selecionados. Eles passarão cinco dias alojados com foco em solucionar 15 desafios coletados pelo SCMC com as empresas associadas. As temáticas vão desde o desenvolvimento de novas linhas de produtos até questões de ponto de venda e estudo do consumidor. Durante este processo, eles contarão com o apoio de professores das instituições de ensino parceiras, dos profissionais das próprias empresas e ainda da consultoria de inovação Flutter Innovation.

Ao final do processo, os alunos apresentarão as suas criações para gestores das companhias e serão avaliados por eles. As melhores soluções renderão à equipe campeã uma viagem de estudos. É um processo criativo colaborativo onde todos ganham. As empresas, os estudantes e o ecossistema da moda.

Mas o principal ganho, de acordo com a presidente do SCMC, Amélia Malheiros, é a experiência. “Para futuros profissionais que estão ingressando no mercado, poder trabalhar lado a lado com pessoas que são referências em marcas conhecidas em todo o país promove uma aceleração no processo de amadurecimento perceptível do primeiro até o último dia. Os alunos saem mais confiantes, focados no seu propósito de inovar. Além do mais, temos dezenas de casos de estudantes que conseguiram mostrar o seu potencial e acabaram contratados pelas integrantes da plataforma”, diz.

Para os profissionais das empresas, o Inova Lab traz a possibilidade de oxigenação. “Os alunos, que ainda não conhecem as limitações das indústrias, conseguem ver soluções às vezes muito mais simples do que quem está imerso na realidade do mercado”, comenta Amélia. Hering, Karsten e Altenburg, por exemplo, já utilizaram ideias levantadas pelos alunos nos seus produtos.​

Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.

Em mais de 10 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam acima de R$ 4 bilhões.

Atualmente, 15 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, LOA Underwear, Marisol, Tecnoblu e Villa Têxtil.

SCMC promove interação entre alunos e indústrias de moda e design

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *