Escrito por: Redação GF+ | Data de Publicação: quinta-feira, 18 outubro, 2018

“Uma história pra contar”: Caio de Alcântara Machado recebe homenagem durante a FebraTêxtil 2018

Exposição destaca a trajetória do pioneiro na realização de feiras industriais de negócios no país, focando na história de mais de 50 anos da Fenit/Fenatec

Vai dar Jacaré”! O publicitário que tornou esta frase famosa entre os empresários da indústria têxtil brasileira foi o mesmo que idealizou, promoveu e organizou a primeira feira industrial de negócios no país, a Fenit – Feira Nacional da Indústria Têxtil, posteriormente complementada pela Fenatec – Feira Internacional de Tecelagem: Caio de Alcântara Machado. E o Dr. Caio, como era respeitosamente chamado, terá sua trajetória empreendedora homenageada durante a FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Anhembi Parque, das 13h00 às 20h00, na capital paulista.

Painel da exposição “Uma história pra contar”

A homenagem será realizada com a ExposiçãoUma história pra contar”, assinada pela agência GFT – Glam Fashion Team, que reúne 1 Painel e 12 Totens,  apresentados no formato pop-up. Seis Totens serão ilustrados por fotos das modelos da Fenit, recortadas e colocadas à frente do painel de fundo, permitindo ao público interagir com a Exposição, produzindo fotos no corpo das modelos vestidas como a moda da época.


Caio de Alcântara Machado// foto: divulgação

A Mostra conta a história de mais de mais de 50 anos de sucesso da Fenit/Fenatec. Promovida pelo FCEM|Febratex Group – responsável também pela promoção e organização da FebraTêxtil com parceria do Grupo MJC|Textília na área comercial e na orientação mercadológica -, a Exposição conta com o apoio das empresas LYCRA®, Rhodia Solvay, CHT Brasil Química, Golden Technology, NILIT, Santista Jeanswear e SPG Prints.

Estamos assistindo a diversos resgates – na moda, na música, no cinema -, num movimento de busca de referências importantes para equilibrar o momento conturbado pelo qual o mundo está passando. E fico muito feliz por essa homenagem, que resgata a trajetória do meu pai, da qual a Fenit, complementada posteriormente pela Fenatec, foi, com certeza, o principal marco. Planejado com o objetivo de promover a indústria têxtil nacional, o evento introduziu junto aos empresários brasileiros a cultura da participação em grandes feiras industriais de negócios, ao mesmo tempo em que abriu mercado para profissionais como modelos e fotógrafos e alavancou o surgimento de uma mídia especializada em moda e beleza. Minha gratidão ao Grupo FCEM, na pessoa de seu diretor-presidente Hélvio Roberto Pompeo Madeira, como promotor da mostra, aos apoiadores e a todos os profissionais que contribuíram para a realização desta Exposição que dá aos jovens profissionais do setor têxtil a oportunidade de conhecer um pouco sobre uma feira que chegou a reunir 2.000 expositores e a receber cerca de 200 mil visitantes e aos mais experientes, que viveram a Fenit|Fenatec no auge de sua grandeza, a oportunidade de fazer um viagem mágica a um evento que realizou mais de 50 edições e proporcionou a formação de uma geração pioneira no setor de eventos e nos departamentos de criação, marketing e vendas das empresas têxteis e de moda”, declara Caio de Alcântara Machado Jr., o Caito, que começou a trabalhar com o pai aos 13 anos e atuou no setor durante toda a sua vida profissional.


Caio de Alcântara Machado Jr., o Caito// foto: divulgação

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM|Febratex Group, declara: “Para nós, do Grupo FCEM, a Fenit/Fenatec sempre foi um exemplo de excelência a ser alcançada em nossos eventos, na sua grande maioria voltados à tecnologia para a indústria têxtil. Mais recentemente, com o projeto de resgatar para o Brasil a realização de uma feira com materiais têxteis, serviços e tecnologias voltadas para as confecções, varejo e profissionais de moda brasileiros, as Feiras do Dr. Caio passaram a ser uma inspiração preciosa para oferecermos ao mercado exatamente o que ele precisa e deseja, sempre à frente do momento atual”. “Por tudo isso, a iniciativa de uma homenagem a este empreendedor visionário que idealizou as feiras de negócios do segmento têxtil de maior prestígio já realizadas no país”, completa Pompeo.


Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM Febratex Group// foto: Dorival Zucatto

A abertura oficial da ExposiçãoUma história pra contar” acontece no dia 23 de outubro – primeiro dia de realização da FebraTêxtil -, com a presença de dezenas de empresários, dirigentes de entidades, profissionais de moda e jornalistas, que serão recebidos por Hélvio Roberto Pompeo Madeira e Caio de Alcântara Machado Jr.

FebraTêxtil

Promovida pelo FCEM|Febratex Group – com parceria do Grupo MJC|Textília na área comercial e na orientação mercadológica -, a FebraTêxtil funciona como uma plataforma de oportunidade para conferir as novidades de algumas das mais importantes empresas têxteis, nacionais e internacionais, suprindo uma lacuna de anos durante os quais o Brasil está ausente do calendário de feiras têxteis latino-americanas. A estratégia do evento é representar a cadeia de valor da moda, permitindo aos expositores e aos visitantes um ambiente de negócios e de troca de informações, inteligência de mercado e de relacionamento.

FebraTêxtil conta com o apoio das principais e mais representativas entidades da cadeia têxtil brasileira: Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ABVTEX –  Associação Brasileira do Varejo Têxtil; ABRAFAS  – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificias e Sintéticas; SIETEX  – Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo; SINDITEC  – Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré; SINDITÊXTIL CE – Sindicato das Indústrias de Fiação e SINDITÊXTIL SP – Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo; e Tecelagem do Estado do Ceará.

Sobre o FCEM|Febratex Group

FCEM|Febratex Group é uma empresa 100% brasileira que está no mercado há mais de 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista.

O portfólio da empresa reúne as seguintes feiras de negócios: AgresteTex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil; Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil; FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil; FEMICC – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista; Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; e Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil.

Serviço:

FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018

Data: 23 a 25.10.2018

Horário: 13h00 às 20h00

Local: Anhembi Parque – São Paulo – SP

www.febratextil.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *