Anderson Chaves, SDM da linha EFI Nozomi, vê grandes oportunidades para o setor de embalagens latino americano

Fabricante e convertedores de papelão ondulado ganharão participação de mercado ao agregar a função de “ferramenta de marketing de produto” às embalagens com tecnologia de impressão de alta qualidade

São Paulo, Brasil – julho de 2021 – Anderson Chaves, recentemente nomeado pela EFI Electronics For Imaging, Inc. para o cargo de SDM da linha Nozomi, acredita que o mercado de produção de embalagens de papelão ondulado está passando por um grande boom com as novas tecnologias e oportunidades que estão em expansão para este setor. “Na Europa e nos EUA, fabricantes e convertedores de papelão ondulado já descobriram as inúmeras maneiras de agregar valor à embalagem secundária. Esse e um mercado pouco explorado na América Latina”, acrescentou o especialista em impressão.

Em entrevista exclusiva para Grandes Formatos, Chaves apresenta uma visão geral do setor de aplicação
de papelão ondulado e como a solução EFI Nozomi se destaca mundialmente.

GF: Anderson, conte-nos um pouco de sua trajetória no mundo gráfico até chegar ao posto de SDM da linha Nozomi, na EFI.

Anderson Chaves: Minha carreira profissional foi praticamente toda construída na Indústria Gráfica. Sou formado em Administração de Empresas, mas antes frequentei a Escola de Artes Gráficas Felício Lanzara e depois trabalhei na Escola Theobaldo De Nigris, ambas no Senai. Qualquer pessoa desse segmento sabe da importância dessas escolas para o setor. Na gestão empresarial, trabalhei em empresas como Kodak™ e Fujifilm™, obtendo uma visão ampla e estratégica do segmento.

GF: E qual é a sua principal missão na EFI?

AC: Quero tornar a EFI ainda mais reconhecida como provedora de soluções para a Indústria Gráfica, em seus diversos segmentos de negócios no Brasil e Cone Sul da América Latina. Minha função é focada em soluções digitais para embalagens como a EFI Nozomi, que traz agilidade e alta produtividade ao segmento de aplicação de papelão ondulado.

GF: Você é o responsável pelo equipamento Nozomi. Fale um pouco sobre essas impressoras e o que elas podem agregar às empresas de conversão de papelão ondulado.

AC: Nozomi C18000 Plus é uma solução de impressão digital com tecnologia “jato de tinta single pass”, que utiliza tinta UV com sistema de cura LED, específica para o mercado de embalagens de papelão ondulado e displays gráficos. Oferece novas oportunidades de produção que prometem revolucionar o segmento, agregando valor a uma embalagem de produto que, hoje, em termos de mensagem de marketing, ainda é pouco explorada.

GF: Para que tipos de aplicações esse equipamento é destinado?

AC: No Brasil, as embalagens secundárias de papelão de grandes fabricantes de diversos segmentos da economia, como eletrônicos, bebidas, alimentos, têxteis etc. tradicionalmente utilizam os espaços de suas embalagens secundárias para informações básicas como logomarca, sinalização de manuseio, ou códigos de barras para identificação e rastreamento. Essa mesma comunicação é utilizada não só no mercado interno, mas também para exportação de produtos industrializados ou manufaturados, por exemplo. Imagine as oportunidades de comunicação direta com o consumidor final, perdidas neste cenário. No caso das exportações, o choque é gritante quando nossos produtos são colocados lado a lado com concorrentes de outros países. Embalagem é tecnologia. É a primeira imagem do produto. É um ativo essencial para qualquer marca.

GF: Com a pandemia, o setor gráfico em geral sofreu uma retração, mas as embalagens de papelão ondulado foram na direção oposta. Cresceu muito e enfrentou, às vezes, até falta de matéria-prima. O comércio eletrônico desempenha um papel importante nisso. Esse setor também pode se beneficiar com um melhor tratamento de suas embalagens?

AC: Sem dúvida; o volume de mercadorias que circulam pelos Correios e outros transportadores é impressionante. Obviamente, precisamos exercer plenamente a criatividade estratégica para valorizar os espaços que a embalagem secundária nos oferece, para a comunicação da marca com o consumidor final. Quantas caixas, todas iguais, você encontra na entrada do seu condomínio, no seu escritório, sendo transportadas pelas ruas e perdendo enormes possibilidades de comunicação? É um mercado com grandes possibilidades, à espera de investimentos, o retorno desse investimento certamente virá.

GF: E como estão os planos para a instalação da primeira Nozomi no Brasil?

AC: Essa é a nossa maior prioridade. Estamos em negociações que envolvem até a possibilidade de ter essa primeira máquina funcionando como referência para o mercado em breve. É certo que, uma vez instalada, muitas outras virão. No mercado, ou você impulsiona o setor com inovação ou seus concorrentes que adotam novas tecnologias vêm e atropelam você.

GF: E na região da América Latina, já há algum fabricante ou convertedor de embalagens usando a Nozomi C18000 Plus?

AC: Em nosso território de vendas, que abrange os países do Cone Sul da América Latina, temos uma EFI Nozomi C18000 Plus instalada recentemente no Peru, na Trupal. E os resultados têm sido expressivos em termos de valor agregado, produtividade e ganho de mercado, com uma curva de aprendizado bastante rápida. Na Europa e nos EUA, já temos mais de 35 impressoras EFI Nozomi instaladas. Essa diferença evidencia as grandes oportunidades deste segmento em nosso país e o sucesso que Nozomi C18000 Plus terá quando chegar ao Brasil!

Sobre a EFI
EFI™ é uma empresa de tecnologia, líder mundial na transformação da imagem analógica para digital. Com sede no Vale do Silício, a empresa oferece soluções que aumentam a competitividade e incentivam a produtividade dos clientes. São equipamentos inovadores para impressão digital no mercado de sinalização, embalagens, tecidos, azulejos de cerâmica, com uma ampla variedade de tintas, front ends digitais, além do conjunto de fluxo de trabalho empresarial e de produção que transforma e simplifica os processos. A partir do escritório na cidade de São Paulo, Brasil, a empresa tem forte presença na América Latina, com aproximadamente 100 colaboradores, disponibilizando serviços e suporte técnico para todos as linhas de produtos. www.efi.com

Comentários