LIDERANÇA COM CONFIANÇA

A grande maioria dos líderes foi preparada para repetição histórica de fatos e problemas. Precisamos de líderes com alta competência para lidar com o desconhecido, com o inesperado e sem causar situações complexas com os liderados. 

Na sociedade do conhecimento, a dependência da inovação sobrepõe-se a outros fatores empresariais, como o próprio capital e exige dos líderes qualidades especiais, pois, terão que enfrentar constantemente crises, recessões, globalizações, privatizações, fusões, modernizações tecnológicas, integrações, a necessidade de criar e oferecer novos produtos e serviços, pressões de clientes, da concorrência, do mercado, dos governos e até dos próprios liderados. Além de tudo isto, o líder atual precisa ter atitudes de bons exemplos, agir conforme pede os protocolos dos bons relacionamentos profissionais, ou seja, o líder precisa ser definitivamente, uma “pessoa diferenciada”, por isto, merece ser percebido como o líder do time, da equipe, da empresa ou da organização.

Certamente, todas as situações citadas acima, estão ligadas pela grande necessidade de mudanças, reorganizações e ganhos de produtividade, consequentemente, geram-se novas formas de trabalho, novos negócios, novas competências e, finalmente novos modelos de lideranças.

A história nos mostra que a humanidade já presenciou líderes incríveis, os quais possuíam objetivos, metas e eram obstinados em alcançar os resultados desejados, no entanto, conforme o passar dos tempos, a evolução foi impondo cada vez mais importantes transformações nos processos e modelos de lideranças conhecidos, alguns optam por processos complexos, por métodos indicados por estudiosos que além da utilização de suas capacidades intuitivas, estudam e se preparam para conseguir resultados que geralmente já são pré-estabelecidos.

O Pastor Josué Gonçalves diz que o líder intencional é estratégico e sabe tudo o que faz, acrescenta ainda, que nenhum gesto, palavra ou atitude de um líder, passa despercebido pelos seus liderados. São certos tais acontecimentos, pois, o líder é o espelho onde muitos apreciam ou desaprovam seus próprios gestos e atitudes.

Para entender a grandiosidade de um verdadeiro líder do mundo dos negócios de hoje, é preciso compreender as diferenças entre as pessoas do empreendedor, do gestor e do líder, por isto, trago abaixo uma ilustração simples, objetiva e que sempre utilizo em minhas apresentações, vale rever:

C:\Users\Lavinha\Desktop\LEDERANÇA.png

Conseguir extrair o MELHOR de cada PESSOA, talvez seja a maior das características do verdadeiro líder no mundo contemporâneo, pois, é através das pessoas que qualquer resultado será conseguido, numa liderança onde se preza pela melhoria contínua, os resultados e as Pessoas sempre podem ser melhores.

O objetivo de tratar neste trabalho sobre o tema “liderança com confiança” é chamar a atenção daqueles que desempenham a função junto a sua equipe, seja ela pequena, média ou grande, para a importância do entendimento, que às vezes acabam se confundindo durante suas execuções.

Cito aqui a metodologia utilizada pelo consagrado professor Vicente Falconi que caracteriza a liderança de uma forma bastante prática e abrangente num formato esquemático de agenda, acompanhe na ilustração a seguir:

C:\Users\Lavinha\Desktop\AGENDA DO LÍDER.png

Faça uma reflexão sobre a “Agenda do Líder”, perceba a grandeza dos objetivos intrínsecos em toda sua estrutura, a clareza dos detalhes em cada item relacionado ao alcance de METAS, do TIME e do FAZENDO CERTO, é incrível como tais parâmetros se encaixa de forma tão perfeita para o líder que realmente se interessa por PESSOAS, por RESULTADOS POSITIVOS e que segue de forma disciplinada os VALORES DA EMPRESA ou do negócio que lidera.

O líder poderá adotar uma postura qualquer para liderar seu time, porém, com certeza terá, consequentemente um RESULTADO QUALQUER, é simples e objetivo, o líder precisa dispor de conhecimento, dedicação, entendimento, empatia, atitude e muito trabalho duro para obter, juntamente com seu time os melhores resultados e mais, sempre os resultados precisam ser crescentes e positivos, do contrário, o fracasso logo aparecerá.

Sempre que possível e oportuno tenho pesquisado as Pessoas Líderes, aqueles que constantemente estão se queixando por algum fato ou resultado negativo, também observo aqueles que, mesmo em situações adversas e complexas, continuam motivados, entusiasmados,  e otimistas, eles possuem explicações fundamentadas com fatos e dados, são extremamente resilientes e se destacam ainda mais pela  satisfação de exercer a função que ocupam, muitos são extremamente participativos e reconhecidos por suas generosidades.

Em conclusão ao tema, mesmo após discorrer sobre os aspectos positivos e negativos, caracterizando o líder, chamo sua atenção ao entendimento para aquilo que está nas entrelinhas, que realmente faz sentido para você que é empreendedor, gestor ou um líder iniciante.  Lembre-se, líder bom é o que participa.

Na atualidade as empresas precisam de líderes preparados, corajosos, organizados, antenados e que possuem atitudes proativas para fazer as coisas acontecerem, superar os inúmeros obstáculos, trazendo resultados positivos para a organização ou negócio, além de contribuir diretamente para o crescimento das Pessoas, tudo isto, de maneira legal e sustentável.

Comentários